O governo da China confirmou, em nota divulgada nesta quinta-feira, 13, que uma amostra congelada de asa de frango importada de uma empresa de Santa Catarina, apresentou resultado positivo para a Covid-19. A informação inicial seria de que a responsável pela exportação seria uma empresa do sul de Santa Catarina mas, ao que tudo indica, parte de uma cooperativa do Oeste do estado.
A empresa responsável pela exportação do frango contaminado é o Frigorífico Aurora, especialmente a unidade de Xaxim, no oeste de SC - segundo aponta o colunista do O Globo, Lauro Jardim. As autoridades de Shenzhen, no sul da China coletou a amostra na superfície do frango, a qual testou positivo. O resultado de uma contraprova, no entanto, ainda não foi divulgado.
Pessoas que tiveram contato com as embalagens importadas do Brasil também realizaram a testagem para Covid-19 mas, no entanto, nenhum acabou positivando para a doença.
Formada por 11 cooperativas filiadas, a Aurora possui 30 mil empregados diretos e 10 mil empregados de cooperativas filiadas.