Em entrevista ao Programa Adelor Lessa nesta segunda-feira (19), os empresários Olvacir Bez Fontana e Filipe Colombo, respectivamente, diretores da Fontana e Anjo Tintas, fizeram um balanço sobre este ano e projetaram de que forma será 2023.
Segundo Fontana, em 2022, houve multiplicação nas obras para pessoas de baixa renda - até R$ 300 mil -, principalmente, no setor de loteamento. Para 2023, a Construtora Fontana está com várias obras preparadas, mas existe uma preocupação entre os empresários por não saberem para que direção vai o novo governo.
“Existe uma expectativa entre eles, estão preparados para crescer e se desenvolver mas estão inseguros, não sabem o que fazem. A grande verdade é que existe uma grande incerteza no mercado”, comenta.
Para o empresário, é importante para o novo governo federal estabilizar a economia, com isso, o juro diminuiria e o setor conseguiria crescer, mas ele alerta que subsidiar não é sustentável.
“Eu defendo que baixando o juro, inflação e estabilizando economia, não precisaria de subsídio e nem governo influenciar, grande fator do governo é estabilizar economia, não assustar o mercado e ter equilíbrio nas contas públicas, isso é sustentável” diz Fontana.
Anjo Tintas tem ano “estranho”, mas 2023 é animador
Os últimos dois anos para a Anjo Tintas foram com forte demanda, mas 2022 foi atípico, com o mercado caindo em 8%. De acordo com Filipe Colombo, o último trimestre, geralmente chamado de safra de tinta, na prática, não aconteceu. Apesar do crescimento da empresa em 2%, a rentabilidade caiu 20%.
“Com a pandemia parando, voltaram os hábitos pré-pandemia, isso faz com que o dinheiro que iria para uma reforma de casa ou carro, as pessoas começaram a viajar e isso acabou impactando no nosso mercado”, conta.
Em 2023, a Anjo Tintas vai investir no aumento do parque fabril e vai inaugurar mais uma unidade, desta vez, no Rio Maina. A previsão é que em julho ela já esteja funcionando. E a empresa para o ano que vem terá um foco ainda maior no cliente.
“Semana passada, na reunião de fechamento do ano, eu falei que temos que entender o foco do cliente, o que ele precisa para melhorar a performance dele, porque isso acontecendo também vai melhorar o nosso, a Anjo está preparada para crescer”, relata Colombo.
Atualmente, a produção da Anjo Tintas é representada em 32% em automotivo, 28% para embalagens plásticas, 25% construção civil e o resto é segmento de metal mecânico.