O Sebrae está atendendo de forma virtual pequenos e micro empresários para auxiliar na retomada da economia. O impacto da crise gerada pela pandemia de Covid-19 aumentou a procura por informações e as plataformas
De acordo com o gerente regional sul do Sebrae, Murilo Gelosa, a instituição está com 2 milhões de acessos se for somado todas as plataformas utilizadas. "Aumentou muito a procura por informação, principalmente no início porque as empresas não sabiam o que fazer. Simplesmente parou tudo", comentou o gerente.
Informações sobre impostos, vendas e vínculos empregatícios eram as mais procuradas no começo na pandemia. No momento, o principal questionamento dos empreendedores é em relação as linhas de crédito. "Temos todas as consultorias em aberto no site, ali tem consultores atuando de forma integral. Para organizar as finanças, o caixa, buscar novos mercados, como atuar nesse novo mercado. Muita gente tem que ir para as plataformas digitais e estamos a postos para tirar todas as dúvidas", afirmou Gelosa.
No site do Sebrae esta relacionado todas as linhas de crédito disponíveis no estado para micros e pequenos empresários e também para os MEIs.
Desemprego
No último levantamento divulgado pelo Sebrae, em 12 de maio, mais de 500 mil catarinenses já ficaram sem emprego em decorrência da pandemia. Na região Sul, esse número ultrapassou 68 mil. "Não sabemos quando iremos reverter isso ao longo do tempo, mas será quando a economia voltar a andar. A abertura já está acontecendo, de forma gradual, mas muitos setores estão sendo atingidos, principalmente o de eventos", apontou.
Em relação ao faturamento, a estimativa é que a perda na região sul seja de R$2.19 bilhões.