Depois de ter a melhor campanha na primeira fase do Catarinense e eliminar o Hercílio Luz nas quartas de final, a Chapecoense até sofreu, mas eliminou o Figueirense e finalmente avançou à semifinal da competição.
Depois de sair derrotada por 3 x 1 no Orlando Scarpelli, a Chape reagiu na Arena Condá e venceu o Figueirense por 2 x 0 na noite desta quarta-feira, 12, com gols dos zagueiros Laércio e Derlan.
Agora, a Chapecoense enfrentará o Marcílio Dias, que aguarda desde o dia 28 de abril o adversário na semifinal do Catarinense, após eliminar o Juventus, com duas vitórias por 1 x 0.
O primeiro jogo da semifinal será no Gigantão das Avenidas, em Itajaí, e o da volta na Arena Condá. Por ter melhor campanha na primeira fase, a Chapecoense tem a vantagem de empatar em pontos e em saldo de gols para ir à final. Na outra chave estão Brusque e Avaí: a volta será na Ressacada na quarta-feira da semana que vem; na ida, empate sem gols no Augusto Bauer.
O Figueirense avançou às quartas de final após ter sido eliminado na primeira fase, ao terminar na nona colocação. Porém, levou a vaga por decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de tirar três pontos do Hercílio Luz pela escalação irregular de um atleta na partida contra o Brusque, na primeira fase.
O Hercílio já havia sido eliminado pela Chape nas quartas de final, mas com a perda de pontos, a Federação Catarinense de Futebol suspendeu os resultados e deu a vaga ao Figueirense.