Uma das alterações realizadas pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, que chamou bastante atenção em 2021, foi a troca de secretário na educação do Estado. Após dois anos com o professor Natalino Ugioni no comando da Secretaria Estadual de Educação, o governador trocou a gestão técnica pela gestão política do deputado estadual Luiz Fernando Vampiro. Apesar da mudança, o deputado segue os passos do também criciumense que deixou o cargo.
A preparação para o retorno às aulas se mantém a todo vapor e com o mesmo modelo proposto pelo antigo gestor. Porém, o que mais tem preocupado as regionais é a possibilidade de alterações locais, visto que o comando da secretaria agora é político. E segundo vampiro não haverão trocas sem motivos técnicos. O novo secretário pediu na sexta-feira, 05, o levantamento de dados, indíces, notas e uma avaliação de cada regional. A partir disso, serão vistos, caso hajam, problemas com os gestores e integradores para então realizar substiuição, quando necessário. "O governador me passou essa autonomia integral e nós vamos, obviamente, ao longo do ano letivo fazer essas avaliações. Mudar por mudar não. Nós temos que mudar com embasamento técnico para evoluir, para melhorar independentemente da gremiação e do partido", disse Vampiro.
Outras mudanças que estão no foco do novo secretário fazem parte da infraestrutura. Em entrevista ao programa Adelor Lessa, Luiz Fernando relatou que existem recursos para realizar melhorias e o foco são os ginásios em pequenos municípios. A intenção é integrar a escola e a comunidade, disponibilizando um espaço para a prática de esporte coletivo. Ele também mencionou a necessidade de reforma estrutural intensa no Cedup Abílio Paulo para fortalecer os cursos profissionalizantes. A existência de ônibus escolares que ainda esperam destinação.
Escola Cívico-Militar em Criciúma
Na visita do Presidente Jair Bolsonaro ao estado de Santa Catarina, foi anunciada a adesão da EEB Joaquim Ramos ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Conforme Vampiro, o sistema compartilhado tem gerado bons resultados, onde as escolas que aderem melhoram as suas notas do Ideb. A parte didática é de responsabilidade da Secretaria de Educação e a disciplinar fica ao cargo dos militares.
Questionado sobre a escolha, o secretário disse que haviam outros municípios em mente, mas Criciúma surgiu como opção entre a diretoria, que levantou três nomes. Por conhecer a cidade, saber da localização central da escola, sua estrutura física, a presença de transporte coletivo em frente e comportar mais de 500 alunos, fico decidido pela EEB Joaquim Ramos.
Relação com o Governador Carlos Moisés
Outro motivo para a surpresa na escolha de Luiz Fernando Vampiro como secretário estadual de educação foi devido ao papel que ele desempenho em 2020. Como deputado estadual, o atual secretário, foi relator do processo de Impeachment que o Governador sofreu no ano passado. Conforme Vampiro, a relação entre os dois nunca mudou, sempre houve franqueza e abertura. Antes da votação, o deputado comunicou a sua posição à Moisés, mantendo a boa relação entre eles que foram colegas de faculdade.