Em época de eleições são divulgadas diversas pesquisas mostrando a intenção de votos seja para senadores, governadores ou presidente da República. Mas você sabe como funciona esse sistema? Durante o programa especial "Esperando as Eleições" exibido pela Som Maior, o presidente do Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), Renato Rampinelli, explicou que é feito ao longo de dois ou três dias, eliminando os primeiros resultados.
“A margem de erro é conforme a amostra da pesquisa, quando maior, menor o erro. Se fizermos uma dessa de 625 que dá pouco mais de 3%, se fizermos em Nova Veneza dá o mesmo, se for em São Paulo também”, afirmou Rampinelli. O IPC está realizando pesquisa também em Mato Grosso, sempre buscando dados por telefone.
Quando a pesquisa é para presidente da República, eleitores de todos os estados participam. “A nível nacional, tu só faz um recorte da região, é claro que sempre as maiores cidades vão permanecer na amostra. Em Santa Catarina não tem como fazer em Blumenau, Chapecó, é pego algumas cidades pequenas aleatoriamente junto com todas as capitais do país”, contou Rampinelli.