A campanha Sul Solidário que vai promover uma grande mobilização em torno da arrecadação de alimentos, kits de higiene, produtos para bebês, além de fraldas descartáveis, adulto e infantil, será iniciada no próximo dia 12 de maio, unindo dezenas de instituições da cidade de Criciúma.
A campanha está sendo organizada há cerca de 30 dias e reúne os clubes de serviços, instituições de ensino, empresariais (ACIC e CDL), civis e militares de toda a cidade com o objetivo de, unidos, fazer uma grande mobilização pela doação. Ao todo serão 12 pontos de arrecadação, instalados em vários pontos da cidade (confira da lista no final da matéria).
A campanha foi idealizada por lideranças que representam estas instituições, incluindo ainda o Forcri, que reúne também as lojas maçônicas, e o grupo multi-institucional liderado pela Cruz Vermelha e órgãos da segurança pública, que já realizam tradicionalmente campanhas para arrecadação de roupas e donativos todos os anos. “Este grupo tem por objetivo maximizar as funções, ideias e ações de ajuda humanitária frente ao cenário que estamos vivendo. Todos empenhados numa única causa e com uma única bandeira que é a ajuda”, explica o empresário Carlos Roberto Rodrigues, que representa os lojistas do Metropolitan Mall.
O início da campanha está marcado dia 12 de maio, quando serão instalados os postos de arrecadação, seguindo até o dia 12 de junho. No dia 15 de maio, sábado, o grupo deve fazer um dia de lançamento na Praça Nereu Ramos. Durante esse período todas as entidades participantes estarão mobilizadas para arrecadar o maior número possível de donativos.
Conforme o integrante da equipe multi-institucional, policial Almir Fernandes, as doações serão encaminhadas às famílias cadastradas e também para pessoas que passam por dificuldades em função da pandemia. “Diante da crise, muitos estão em igual condição de necessidade, por isso, também em igual condição de mobilização, a equipe multi-Institucional, irá disseminar outros vírus, o da fé, da esperança e da solidariedade”, destaca Almir Fernandes. Já o representante do Rotary, Luis Antônio Antonini, explica que a campanha reforça o papel do Rotary, que tem por objetivo prestar serviços humanitários e promover os valores éticos à sociedade. Para a representante da Comissão da Mulher Advogada da OAB Criciúma, Neura Maria Corrêa Costa, a entidade entende que precisa lutar contra a fome, pois este direito não pode esperar. “Pensamos na dignidade humana”, salienta a advogada.
As doações podem ser feitas nos postos de arrecadação ou através de contato com as instituições integrantes do projeto.
Postos de Coleta:
28° GAC
E. C. Próspera
Polícia Civil/Detran
UNESC/ DCE
Colégio Marista
Rotary Clube
SATC
OAB e CAASC
ESUCRI
SESC
Plurall Coworking
Metropolitan
Criciúma Esporte Clube
ACIC
Defesa Civil
Rio Maina - Posto da Polícia Militar, Mercado Laranjinha, Mercado Scarmagnani, Academia Fastway Fit e Academia Luizes Fitness)
Colégio Michel
IGP
Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma
Fórum de Justiça Criciúma