Farinha de milho, ovos, feijão, aipim, bananas orgânicas e produtos embutidos são apenas algumas das variedades de produtos naturais e coloniais que Franciele Alves encontrou, sexta-feira, na Feirinha Colonial. A barraca, montada no térreo do Shopping Della Giustina, ofereceu para a confeiteira artesanal e todos os visitantes do local uma opção para alimentação mais saudável e barata.
Franciele saiu às ruas à procura de banha artesanal suína para utilizar em suas criações alimentícias, mas acabou levando para casa bananas passa e uma peça de lombinho defumado que encontrou na Feirinha. “Sempre compro produtos de feiras, que saem mais baratos e temos a garantia da boa procedência dos nossos agricultores”, comentou Franciele. “Como eu moro no centro, fica ainda mais fácil vir até aqui nas sextas e comprar produtos saudáveis para consumo próprio e para usar nas minhas receitas para venda”, completou.
A semente do bom rendimento
Assim como a confeiteira, mais de 100 outros clientes acabaram parando pela Feirinha Artesanal apenas durante a manhã de sexta-feira, quando ocorreu a abertura oficial da barraca. A iniciativa busca dar maior visibilidade à agricultura familiar de Criciúma. “A partir de hoje (sexta), todas as sextas-feiras no Shopping serão dia de comprar alimentos saudáveis, e ao mesmo tempo dar visibilidade e auxiliar o rendimento das famílias de agricultores da nossa cidade”, afirmou a gerente de Marketing do Della Giustina, Greici Lima.
Rotatividade nas ofertas
Os produtos à venda na Feirinha foram produzidos pelos quase 80 produtores rurais associados à Cooperativa de Agricultores Familiares Nosso Fruto. “É uma forma de venda direta, e o lucro será todo para manter os serviços da cooperativa”, explicou a gerente de Agricultura e Agronegócio de Criciúma, Maristela Borget Bresciani. A variedade dos produtos será alternada a cada edição da Feirinha, de acordo com a procura dos clientes e também a estação de plantio e produção dos agricultores.