Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Enxadrista de Criciúma dá passo importante para conquista de reconhecimento inédito no Brasil

Kathiê concluiu uma turnê de competições internacionais em busca do título de Grande Mestre Feminina

Por Redação Criciúma, SC, 03/09/2022 - 11:31
Foto: Divulgação/FME
Foto: Divulgação/FME

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A enxadrista criciumense Kathiê Goulart Librelato deu um passo importante em busca do título de Grande Mestre Feminina, reconhecimento na modalidade e inédito ainda no Brasil. A atleta concluiu nesta última quinta-feira (1º) uma turnê de competições internacionais representando a equipe Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/ACX-Criciúma/Librelato/Nações Shopping/Unesc.

Conforme a atleta, o objetivo foi a vivência de disputas no mais alto nível do xadrez e o alcance de requisitos para a obtenção do título. A sequência de seis eventos foi entre República Tcheca, Índia e Portugal, com início no mês de junho.

No total foram 55 partidas jogadas, com 26 vitórias, 12 empates e 17 derrotas. Os resultados levaram Kathiê a conquistar a segunda das três normas necessárias para a titulação máxima do xadrez feminino, de Grande Mestre Feminina. E ainda, a soma de mais três pontos junto à Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

Segundo o técnico de xadrez da FME Criciúma, Claudionor Pirola, a atleta está muito próxima de conquistar o título inédito no país. "Kathiê é uma referência e inspiração para a categoria de base e deu passos importantes rumo ao título de WGM. Agora, falta apenas uma norma, é uma questão de tempo até termos a primeira WGM na história do Xadrez Brasileiro", pontua orgulhoso o professor.

Destaques fora do país

Na República Tcheca, o primeiro evento foi o Festival Internacional de Praga, entre os dias 10 e 17 de junho, quando a enxadrista terminou com o 2º lugar feminino, somando seis pontos em nove rodadas e ficando atrás apenas da polonesa Maria Malicka. Em seguida, no Teplice Open entre os dias 18 e 26 foram cinco pontos em nove, com a 4ª colocação feminina. Por fim, no FIDE Open České Budějovice, entre 1 e 9 de julho, o 1º lugar feminino.

A quarta e maior competição foi a 44ª edição das Olimpíadas de Xadrez, realizada na Índia entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro. Representando a seleção brasileira no tabuleiro 2, Kathiê somou 6,5 pontos em 11 rodadas, com vitórias contra Equador, Islândia, Moldávia, Montenegro, República Dominicana e Tunísia, empate contra a França e derrotas para Bulgária, Eslováquia, Índia e República Tcheca.

Por fim, em Portugal, no Mirandela Open, entre 17 e 23 de agosto, ela ficou com a 9ª colocação feminina, com 3,5/8, e no Maia Chess Open de 26 de agosto a 1 de setembro com a 8ª posição, somando 5,5/9.

"Estou muito feliz por tudo que pude vivenciar e animada para compartilhar com toda a equipe. Iniciei com boas performances, mas na segunda metade desse tour acho que meu desempenho caiu um pouco. De todo modo, sigo contente por ter conseguido avançar no caminho ao WGM e focada em obter esse título histórico para o Brasil. Muito obrigada aos que me apoiam nessa empreitada, diretamente ou por meio da torcida", destaca a atleta.

O presidente da fundação, Neto Uggioni, afirma que toda a equipe FME torce e vibra com as conquistas da atleta. "Kathiê é uma das várias atletas criciumenses que nos orgulham muito. Estamos muito felizes com estes resultados fora do país e que venha o título de grande mestre", afirmou Uggioni.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito