Independentemente da idade, nível de escolaridade e profissão, equilibrar as finanças pessoais pode se tornar um desafio. Pensando nesse público, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) oferece a capacitação presencial "Inteligência Financeira Pessoal", que será realizada nos dias 23 e 24 de fevereiro.
"O tema é pouco difundido no Brasil e os números de inadimplência mostram que o brasileiro tem pouca educação financeira. É algo tão importante que deveria ser ensinado na escola", entende o facilitador Gean Duarte, economista, consultor e palestrante.
Segundo ele, o curso é indicado para todas as pessoas que possuem alguma dificuldade em administrar seus ganhos e despesas ou que pretendem otimizar suas finanças pessoais. "Vamos abordar a importância da educação financeira e do planejamento para criar saúde financeira", explica.
Educador financeiro, Duarte desenvolveu uma metodologia própria, o Tripé da Riqueza: Poupar, Ganhar Mais e Investir. "No curso, o participante vai aprender a se relacionar bem com o dinheiro, tendo o controle para economizar. Dessa forma, conseguirá poupar e até investir. Serão disponibilizadas todas as ferramentas necessárias para a construção do planejamento financeiro", detalha.
Conhecimento
Ao apresentar as formas de aumento dos ganhos, dois pontos terão destaque, o empreendedorismo e o conhecimento. "Quanto mais capacitados, mais vamos conseguir agregar valor na vida das pessoas e por consequência ganhar mais dinheiro", pontua o economista.
A capacitação também mostrará como os juros podem comprometer as finanças pessoais, ao mesmo tempo em que podem ser utilizados como aliados, na escolha dos melhores investimentos. "Essa é outra questão que o brasileiro pouco conhece. Quando sobra algum dinheiro para investir, as pessoas geralmente colocam na poupança, mas hoje a poupança nem é mais considerada um investimento, porque perde para a inflação", declara Duarte.
"Vamos falar de investimento de verdade, sobre reserva de emergência, como organizar as finanças para montar uma aposentadoria própria. É preciso pensar a longo prazo. Vamos trabalhar não só a teoria, mas também a prática, disponibilizando as ferramentas e ensinando a usá-las", acrescenta. Serão apresentadas ainda as diferenças entre bancos tradicionais, bancos digitais e corretoras de valores.
Inscrições
As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas no endereço acicri.com.br/cursos. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected]; do telefone (48) 3461-0908 ou do WhatsApp (48) 99974-4044.