Está marcada para acontecer neste fim de semana, entre os dias 25 e 27 de junho, mais uma edição do Torneio Estadual de Ginástica Rítmica, na categoria juvenil. Organizado pela Federação de Ginástica de Santa Catarina, o evento contará com a participação das meninas da Sociedade Recreativa Mampituba, de Criciúma - figuras carimbadas da competição já há anos.
Por conta da pandemia da Covid-19, o torneio será realizado de forma completamente online. “A transmissão será ao vivo pelo Zoom [plataforma de vídeo chamada], e os árbitros farão a avaliação de suas casas”, destacou a professora da equipe do Mampituba, Julia Casagrande Bitencourt.
Ao todo, 10 meninas de Criciúma estarão participando do evento, que abrange competidoras de 13 a 15 anos de idade. As meninas do Mampituba irão se apresentar somente no dia 25, em dois períodos, nas três categorias existentes: nível 1 (avançado), nível 2 (intermediário) e nível 3 (iniciante).
“Estamos treinando bastante desde janeiro. As meninas têm muita qualidade e esperamos bons resultados. A expectativa é trazer alguma medalha para casa”, pontuou Julia.
A professora ressalta ainda o quão complexo é o esporte, que exige extrema atenção por parte das competidoras. “A ginástica é um esporte muito preciso, em 1 minuto e meio elas precisam ser perfeitas, sem segundas chances. O psicológico é nosso maior vilão no dia da competição, elas precisam estar muito concentradas, mas estamos confiantes”, pontuou.