A equipe multi-institucional prepara para o dia 20 deste mês uma força tarefa para a doação de sangue em Criciúma. Por tratar-se de uma época em que diminui o número de doadores e cresce a demanda por sangue, a ideia é fomentar a doação na região neste mês de janeiro.
Cada órgão que participa da equipe (Polícia Civil, Militar, Militar Rodoviária, IGP, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Saer, OAB e Cruz Vermelha) enviará um representante ao Hemocentro de Criciúma (Hemosc) para fazer a doação, segundo o coordenador da Cruz Vermelha de Criciúma, Almir Fernandes.
De acordo com a responsável pelo setor de captação de sangue do Hemosc, Maria Regina Boteon Buttner, os tipos sanguíneos que apresentam pior índice nos estoques são A e O negativo. Porém, ela ressalta que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, em uma região que atende 26 hospitais, entre Passo de Torres e Imbituba.
"É histórico que, na época de veraneio, o número de doadores cai e o número de quem recebe aumenta. É um período de férias e Santa Catarina recebe um grande número de turistas. Acontecem mais acidentes, aumenta a demanda. Todas as campanhas são bem-vindas, porque é uma maneira de lembrar da doação de sangue. Aí as pessoas pensam 'tenho que ir doar e fazer a contribuição'. Ela vem em uma época boa, contribuindo para que a gente tenha um estoque adequado", disse Regina.
Almir reforça que campanhas educativas serão realizadas na região. No Balneário Rincão, acontecerão panfletagens a partir da semana que vem, além de um passeio ciclístico no último sábado do mês, dia 25.
"A proposta de realizar o passeio ciclístico é levar aos moradores e turistas do Rincão de cada instituição que trabalha na operação veraneio. A doação de sangue se torna importante porque há defasagem de doações nessa época do ano e há mais demanda, porque há mais acidentes", explicou Almir.
No Hemosc, o número considerado ideal de doadores para manter os estoques varia entre 50 e 70 por dia. Em caso de queda significativa, o Hemocentro manda e-mails e faz ligações para as pessoas cadastradas como doadores; e geralmente recebe respostas positivas.
Trajeto ciclístico
A pedalada pela doação de sangue - e também de alimentos - está marcada para o dia 25 de janeiro no Rincão. Ela começa e termina na Arena de Eventos, na Zona Norte. Passará pelas principais ruas do balneário, segue para a Lagoa do Jacaré, depois até a Zona Sul para retornar ao ponto de partida. A participação é livre e a doação de alimentos é voluntária e vinculada às premiações. "Se houver chuva intensa, pode ser adiado. Será decidido no dia. Se for o caso, terá cancelamento para ocorrer no sábado seguinte", detalhou Almir.
Para quem quiser fazer doação de sangue, o Hemosc funciona das 7h30 até as 18h30, sem fechar ao meio-dia.