Equipes da Prefeitura de Criciúma trabalham, na manhã desta quarta-feira (17), na remoção de uma árvore que caiu na praça Nereu Ramos, em frente à Casa da Cultura. A queda foi resultado da chuva e do vento registrados a partir da noite dessa terça-feira (16). Não houve feridos.
“Era uma árvore que já tinha nossa marcação, uma árvore que foi arrancada com raiz e tudo, igual as outras que aconteceram na semana passada”, informou o diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes. Ele concedeu entrevista ao programa Adelor Lessa, da Som Maior, com o jornalista Enio Biz.
Ouça a entrevista completa (o texto continua a seguir):
Gomes lembrou que é trabalho da Defesa Civil cortar as árvores que apresentam riscos, embora essa atividade, por vezes, não seja bem compreendida por parte da população. A que caiu na Nereu Ramos já estava marcada para o corte.
“Se eu tiver que dar 100 autorizações para poda ou para corte de árvore que vai ajudar na prevenção da vida humana, eu vou fazer isso. O que importa é a vida das pessoas e, claro, também das árvores, mas a vida das pessoas está em primeiro lugar”, disse o diretor.
De acordo com o diretor da Defesa Civil, a cidade registrou a queda de uma estrutura de uma garagem que também cedeu ontem, ruas alagadas. Houve entrega de lonas. “Na hora do jogo do Criciúma, em 20 minutos, a gente teve 60 milímetros de chuva”, frisou Gomes.
Segundo ele, mesmo um sistema de drenagem robusto como o canal auxiliar ao Rio Criciúma não é suficiente para a vazão de um volume tão alto em pouco tempo.