Educação, desenvolvimento e ações sociais. A Escola Social Irmão Walmir, do Grupo Marista, completou 13 anos de existência em março. Para falar e evidenciar o projeto, o Programa Adelor Lessa foi apresentado diretamente da unidade no bairro Renascer, em Criciúma.
Ao todo, pouco mais de 450 alunos são impactados diretamente pelo trabalho da escola. Os estudantes são beneficiados com ensino 100% gratuito. "Nós temos a possibilidade de atender 310 crianças e adolescentes na comunidade, e alguns em contraturno, em torno de 150 em atividades de esporte e outros projetos. Hoje, a comunidade nos reconhece e nós reconhecemos que a comunidade também tem potencial de crescimento", destaca o diretor Luciano Mendes Pereira.
Dois filhos de Adriana Eiroff, hoje adultos, estudaram na Escola Social. "Eu vi isso crescer do papel. Vi colocar o primeiro bloco à época em que trabalhava na creche pela Afasc. Vi todo o processo, até a reunião com as comunidades", relembra. "Marista abriu a porta para nossos filhos", completa.
Um dos filhos é Guilherme Eiroff, estudante de Educação Física. “A minha experiência aqui no Marista abriu bastantes portas, seja profissional ou nos conhecimentos específicos. Atualmente, trabalho no Clotildes Lalau, onde recebo os alunos que, a partir do ano que vem, também vão poder conhecer o que eu conheci aqui. Todas as oportunidades que tive passo para eles terem no futuro", enfatiza.