Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Estado anuncia um caso suspeito de coronavírus em Criciúma

Em Santa Catarina, são 43. Em Criciúma, secretário adota cautela e informa que "há 99% de chance de ser uma sinusite"

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 03/03/2020 - 16:50 Atualizado em 03/03/2020 - 17:02
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Pela primeira vez desde o início da crise do coronavírus, Criciúma apareceu na lista da Plataforma IVIS do Ministério da Saúde, que faz o controle dos casos da doença Brasil afora. Na tarde desta terça-feira, 3, em nota emitida pela Secretaria de Estado da Saúde, foi informado que há 43 casos suspeitos de coronavírus em análise em Santa Catarina, um deles em Criciúma.

"Estamos tratando com muita cautela, pois é 99% que se trata de uma sinusite. Mas a pessoa está sob cuidados e estamos aguardando o resultado do exame para descartar a suspeita", informou o secretário municipal da Saúde, Acélio Casagrande.

O atendimento não ocorreu no Hospital São José (HSJ) que até agora, segundo o seu diretor clínico, recebeu duas pessoas que tiraram dúvidas sobre a doença. "Um foi aquele caso que emitimos uma nota, de uma mulher que esteve recentemente na Itália, e outro foi de uma consulta de uma pessoa que esteve em viagem, demonstrou preocupação, mas não houve nada, descartamos", comentou o médico Raphael Elias Farias.

Confira também - Caso de coronavírus é descartado no HSJ

O relatório estadual, com dados federais, refere as seguintes suspeitas de coronavírus em números por municípios:

Balneário Camboriú – 3
Blumenau - 2
Brusque - 1
Chapecó - 2
Concórdia – 1
Criciúma - 1
Florianópolis - 12
Itajaí - 3
Itapema - 2
Joinville - 7
Pouso Redondo - 1
São Bento do Sul - 2
São João  Batista - 1 
São José - 3
Tijucas – 1
Canelinha – 1

Em Santa Catarina já foram descartados quatro casos, dois em Florianópolis, um em Rio do Sul e um em Brusque. A preocupação maior está em Florianópolis e em Blumenau, onde uma pessoa suspeita encontra-se em tratamento, isolada em sua residência.

"Nosso estado é muito procurado por viajantes, muitas pessoas transitam daqui de diversas origens, e isso nos faz redobrar a atenção", comentou nesta tarde o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino. "Mas não existe razão para pânico, é importante que as pessoas tenham os cuidados de higiene, a etiqueta da tosse e lavar sempre as mãos, utilizar álcool gel. Não há necessidade de utilizar máscaras", explicou.

Atualmente, os países com transmissão local do coronavírus são: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China. As pessoas que passaram por esses 16 países e apresentarem febre e mais um sintoma de gripe passam a se enquadrar na definição de caso suspeito da doença pelo monitoramento brasileiro.

No Brasil, hoje, são 488 suspeitas monitoradas e dois casos confirmados, ambos em São Paulo.

Mais detalhes em instantes

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito