A Região Carbonífera não estaria contemplada no lote de 129 viaturas entregues na última sexta-feira pelo Governo do Estado às Polícias Civil e Militar, em ato em São José, na Grande Florianópolis. A projeção era de que o Sul seria relacionado na segunda entrega, possivelmente em outubro. Mas a previsão, indicada no mesmo dia das entregas pelo comandante da 6ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Cosme Manique Barreto, em entrevista ao Jornal A Tribuna publicada no fim de semana, mudou.
A assessoria do governador, Eduardo Moreira, informou, no sábado à noite, que a Polícia Militar de Criciúma vai receber duas viaturas. Relacionou ainda que Siderópolis, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Urussanga, Orleans, Cocal do Sul e Balneário Rincão, na AMREC, mais Sombrio, Meleiro, Morro Grande, Jacinto Machado, Balneário Gaivota, Praia Grande, Passo de Torres, Turvo e São João do Sul, na AMESC, receberão, cada um, uma nova viatura para as atividades policiais.
“Daquela distribuição que estava acontecendo em São José, não tínhamos notícia nenhuma de quais eram e se viria alguma para cá. Foi dessas que falei”, reforçou ontem à tarde o comandante Manique Barreto, atestando o ruído na comunicação entre o Governo e o comando regional da PM.
Em Criciúma, desgaste
Até o fim do ano serão entregues 296 viaturas, um investimento total de R$ 20 milhões. “Estes veículos fazem parte da estratégia de instrumentalizar as nossas polícias para melhor atender a população. É direcionar investimentos nos setores que estão diretamente ligados à preservação da vida”, garantiu o governador, pontuando a redução dos principais índices de violência no Estado no primeiro semestre.