O governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, e a bancada catarinense no Congresso Nacional estarão reunidos hoje a partir das 10h, para a solenidade em que serão destinados R$ 9.150.600,00 para 62 hospitais filantrópicos. Os recursos para custeio são provenientes de emendas parlamentares federais.
“Como já foi anunciado, o governador estará na Secretaria daqui a pouco e daqui iremos para a Alesc onde teremos um ato. A gente fez questão de fazer esse ato de entrega das ordens de pagamento aos hospitais filantrópicos e assim que queremos proceder para valorizar a saúde. Faremos isso sempre. Queremos aproximar o Congresso Nacional e o Governo Federal cada vez mais de Santa Catarina, priorizando sempre a Saúde. Esses recursos vão ser destinados de acordo com a nossa política de regionalização da saúde. Queremos diminuir filas e acabar com esperas”, esclareceu Casagrande.
Sobre os Hospitais São José e Materno-Infantil Santa Catarina, de Criciúma, Casagrande contou que se reuniu, no último sábado, com a secretaria de Saúde de Criciúma, Franciele Gava, e com o prefeito Clésio Salvaro para discutir. “No Santa Catarina nós queremos a execução da obra da maternidade e após isso queremos definir a gestão, se será compartilhado ou se o estado assume totalmente. Nós vamos seguir nesta linha. Da mesma forma o HSJ, nós estamos amenizando as dividas aos poucos. O São José deverá atender mais pessoas também”, contou.
Já sobre o Hospital São Marcos, de Nova Veneza, o secretário diz que tem conversado com o prefeito Rogério Frigo sobre os problemas de atraso de pagamos que a instituição tem enfrentado. “Nova Veneza também será tratada com carinho, por isso queremos que nos reunir com o prefeito Frigo nos próximos dias para resolver a situação. Vamos fazer tudo que for possível para melhorar”, afirmou.