Em visita à Criciúma na tarde dessa sexta-feira, o governador Eduardo Pinho Moreira afirmou que, na próxima semana, irá anunciar a abertura de um concurso público com mil vagas para policiais militares e 700 para agentes penitenciários em Santa Catarina. A reivindicação por mais efetivo para o setor de segurança pública é antiga e, com o anúncio, o chefe do Executivo promete reforçar essa área do setor.
“Na segurança pública, já temos uma diminuição importante dos indicadores de criminalidade. O sentimento e a sensação de segurança é maior neste momento no estado, fruto das operações policiais, dos equipamentos, da tecnologia e das viaturas. Decretamos estado de emergência no sistema prisional e muitas obras estarão sendo iniciadas nos próximos dias, como no Presídio Regional de Araranguá, por exemplo. Estamos acelerando”, ressaltou Moreira.
Uma sinalização a respeito do concurso público para a Polícia Militar já havia sido dada pelo governador há pouco mais de um mês e, agora, se confirma. A maior necessidade da corporação é em repor as vagas de profissionais que já chegaram à aposentadoria, para manter estável o quadro atual. No entanto, o pleito é para que também seja registrado algum acréscimo de soldados, para minimizar os problemas ocasionados pela falta de efetivo nas ruas.