O Tigre anunciou nesta sexta-feira, 12, o 23º jogador para o Campeonato Catarinense. Em pré-temporada desde o dia 25 de janeiro, o tempo de preparação é de exatamente 30 dias para o torneio estadual. Sem promessas ou ilusões, o discurso do técnico Hemerson Maria é de muito trabalho e a competição deve servir para montar a base para o principal objetivo do ano: o acesso à Série B.
"O Catarinense tem que servir para formatar uma equipe base na Série C, aí sim temos que buscar o acesso. Sair do Catarinense com 70 a 80% da equipe base. Se junto a isso tivermos o resultado, será maravilhoso", projetou o técnico em entrevista ao Portal 4oito.
O técnico não esconde o desejo de ser campeão pelo Criciúma e está focado no trabalho em conjunto com departamento de futebol, presidência, jogadores e demais funcionários. No entanto, o curto período de treinamentos e a montagem do elenco em meio às atividades de pré-temporada poderão trazer dificuldades, especialmente no começo do estadual.
"Perguntei aos atletas qual o jogador titular no ano passado que permaneceu e só levantou o dedo o Eduardo. Vamos montar a equipe, tem jogadores ainda se apresentando e ao longo da semana vão chegar outros", lembrou Maria. "Temos amistoso quarta-feira e uma semana depois já tem a estreia. No mês de março vamos ter sete jogos pela frente. Não adianta eu dizer que vamos ser os favoritos no Catarinense, mas temos uma camisa forte e internamente trabalharemos para a melhor colocação possível", ponderou.
Hemerson Maria é conhecido por ser um técnico exigente, de conhecimento de mercado e auxílio ao departamento de futebol. No Tigre, as decisões na montagem do elenco são tomadas em um "colegiado", segundo o treinador, com análise interna sobre os nomes levantados.
"Nos primeiros dias trabalhamos mais de 10 horas por dia. Em um primeiro momento nós montamos o esqueleto e em cima disso, elencamos quatro ou cinco jogadores por posição. Aceitamos indicações de fora, mas filtramos. O jogador é escolhido dentro do departamento e depois estamos indo à procura. Não aquela coisa do agente oferecer o atleta e a gente pegar. Equipes maiores ofereceram atletas com salários pagos e nós não aceitamos porque não se encaixavam no perfil", revelou.
A estreia no Catarinense será no dia 24 de fevereiro, contra o Hercílio Luz, no Heriberto Hülse. O Tigre segue o planejamento e deve anunciar ao menos mais três reforços para completar o elenco de 26 jogadores, considerado o número ideal pelo técnico Hemerson Maria.
Goleiros: Diego, Murilo, Gustavo e Alisson
Laterais: Léo Campos e Hélder (esquerda), Emanuel e Leo (direita)
Zagueiros: Marcel Scalese (empréstimo), Alemão e Philipe Maia
Volantes: Léo, Rullian, Eliel, Adenilson, Vinícius Tsumita, Moacir e Eduardo
Atacantes: João Carlos, Eduardo Melo, Marcus Índio, Mateus Anderson e Uilliam Barros