A palavra estresse se tornou bastante popular nos últimos anos, é um conceito da Física relacionado à condição dos materiais submetidos à ação de forças externas. No último programa ao vivo do ano, o Do Avesso recebeu as psicólogas Beatriz Volpato Gomes e Jéssica Horácio de Souza, que falaram sobre o tema.
“Uma das dicas é fazer um planejamento para o período de férias e final de semana. É comum planejar o dia a dia, e muitas vezes deixam para depois o do fim de semana”, afirmou Jéssica.
Os cientistas trabalham com uma definição aperfeiçoada sobre o estresse, que seria um desgaste total do organismo, causado por estímulos danosos. O problema causa a morte de 110 milhões de pessoas por ano em todo o mundo, gerando infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e depressão.
“Nossos genes podem ser herdados dos pais. Alguns dos genes podem contribuir para o estresse, mas isso combinado a outros fatores. Devemos aprender a dizer não e a pedir ajuda”, disse Beatriz.
De acordo com um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse, os brasileiros são o segundo povo mais estressado do mundo, ficando atrás apenas dos japoneses.
“Trabalhamos com diagnostico diferencial para entender o que a pessoa está passando. Em algumas vezes tem dificuldades para lidar com as frustrações”, garantiu Jéssica.