Idealizada com o objetivo de despertar o interesse e estimular o estudo da Matemática, a Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep), chega à 19ª edição, neste ano. A segunda e última etapa da prova, deste ano, acontece neste sábado, 19, das 14h30 às 17h30, em todo o país.
Em Morro da Fumaça, 114 estudantes participaram da avaliação que foi ministrada na Escola Pietro Maccari, unidade polo selecionada para a realização desta etapa: 44 alunos da Rede Municipal de Ensino, representando as Escolas Maurina de Souza Patricio, Olivio Recco, Pietro Maccari, e Vicente Guollo; 64 da Rede Estadual, representando as escolas Princesa Isabel e Vitório Búrigo; e 6 representando o Centro de Educação Janice Bortolatto.
Os estudantes que forem destaques nas provas da Obmep poderão obter medalhas, certificados de menção honrosa e bolsas de programas de iniciação científica, que oferecem aulas avançadas de Matemática. "Essa avaliação oferece uma valiosa oportunidade para os estudantes desenvolverem suas habilidades em matemática, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade. Além disso, a OBMEP é um excelente meio para identificar talentos e fomentar o interesse pela disciplina, contribuindo para uma formação mais completa e enriquecedora", destaca a secretária de Educação, Greicy Zaccaron.
A Olimpíada Brasileira de Matemática é a maior competição científica realizada no país e envolve estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A 2ª fase da Obmep 2024 consiste em uma prova com seis questões abertas, cada uma com valor de 20 pontos, totalizando 120 pontos. A divulgação dos premiados na Obmep 2024 será feita em 20 de dezembro.
--
Colaboração - Daiana Carvalho