Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça concluíram a participação no Projeto Observatório Mirim, do Observatório Social do Brasil. A cerimônia de encerramento foi realizada na Vila Natalina, como parte da programação de Natal do município. Aproximadamente 100 estudantes receberam o certificado de participação.
Os alunos ainda receberam um kit, contendo bloco de notas, caneta, régua, boné, álcool em gel e lupa. "A intenção do projeto é despertar uma consciência cidadã nas crianças. Desmistificar que o público não é de ninguém, para que elas compreendam que o público é delas, que fazem parte desse sistema e que a merenda que chega na escola é paga por seus pais e, no futuro, por elas. A gente passa desde a questão do imposto, licitação e o recebimento da merenda na escola", explica a coordenadora do Projeto Observatório Mirim, Camila Bueno.
Segundo a secretária do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Greicy Zaccaron, participaram do projeto os alunos do quinto ano das escolas Pietro Maccari e Olivio Recco. "Na central do alimento é colocado no sistema os produtos que vão ser encaminhados para a escola. Chegando no local, os alunos checam, desde a quantidade, validade e qualidade dos alimentos, para depois ser preparado pelas nossas zeladoras. A verificação é feita em grupo pelas crianças, sempre que há a entrega dos produtos", relata.
O Projeto Observatório Mirim em Morro da Fumaça conta com o apoio da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e da Cooperativa Fumacense de Eletricidade (Cermoful). "Essas crianças são agentes de transformação, futuros cidadãos e precisam, desde cedo, entender que o que é público pertence a todos. A gente espera que isso venha refletir a longo prazo em cidadãos mais participativos, mais preocupados com o que é público, que é nosso, e tenham a sensação de pertencimento da sociedade", afirma o presidente do Observatório Social do Brasil de Morro da Fumaça, Márcio Meneghel.
A iniciativa ocorre durante todo o ano letivo. Os alunos recebem orientações antes de partirem para a prática, onde também são acompanhados pelos educadores. "Já são cinco anos de parceria, nós fizemos questão que o projeto seja desenvolvido no município. A Administração Municipal tem um gasto bem elevado com a merenda escolar. Somente nessas duas escolas são mais de duas mil refeições diárias. Além da transparência do processo, os alunos também acabam sabendo do investimento que é feito e acompanham o trabalho diário na unidade de ensino", ressalta o prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral.