O Banana Bowl é um torneio reconhecido por revelar uma geração de novos talentos para o tênis. Nas quadras do Clube Mampituba, em Criciúma (SC), estão alguns dos melhores atletas do ranking mundial na categoria 18 anos, e também os destaques da América do Sul nas categorias 14 e 16 anos. É neste segundo grupo que dois sobrenomes chamam a atenção: Kirmayr e De La Peña.
Os amantes do tênis não demoram a reconhecer que são nomes que marcaram a história do esporte no continente. Max Kirmayr é filho do brasileiro Carlos Kirmayr, um dos maiores tenistas da história do país, que chegou a ser 36º do mundo no ranking de simples da ATP. E Bautista de la Peña é filho do argentino Horacio de la Peña, que chegou a 31º do ranking. Os dois ídolos do esporte estão no sul de Santa Catarina acompanhando os filhos.
"É ótimo olhar para o lado e ver ele na minha quadra. Tenho ele como inspiração para olhar e saber onde quero chegar quando crescer. Ele está sempre contando histórias e é uma grande referência", comenta Max, que compete na categoria 16 anos. "Minha profissão é ser treinador, mas é claro que também sou pai. Por ser meu filho, as emoções às vezes são um pouco mais fortes ao assistir os jogos. Então, é preciso ter esse equilíbrio como treinador e também como pai, com a torcida para que dê tudo certo", afirma Carlos.
Na categoria 14 anos, Bautista de la Peña tenta seguir os passos do pai, que foi um dos grandes tenistas da Argentina. "Sou muito agradecido por ter um pai como ele, agradeço a cada segundo e fico feliz por ter ele me ajudando", diz o jovem. "Eu sei que é um caminho muito duro e perguntei a ele se ele tinha certeza que queria ser um jogador de tênis, ainda mais comigo, que sou muito duro e exigente. Mas é uma relação muito linda. Tive a sorte de ter um pai muito presente quando era pequeno e jogava tênis, e agora é algo que também estamos fazendo juntos", completa Horacio.
Depois de ter rodado o mundo competindo em diferentes lugares, Horacio de la Peña aproveitou para elogiar a estrutura que conheceu no Mampituba. "Experiência muito boa, me surpreendi pelo quão grande é isso, muito grande. É um clube impressionante, com instalações muito cômodas, não falta nada. Tem quadras abertas, quadras cobertas, vestiário. É muito lindo", enalteceu.
Dois brasileiros avançam para a segunda rodada
Dois atletas brasileiros conseguiram avançar para a segunda rodada da categoria 18 anos. A paulista Ana Candiotto (109ª da ITF) venceu a neozelandesa Vivian Yang (226ª) por 2 sets - 6/4 e 6/3. E o carioca João Fonseca (127º) ganhou do croata Ivan Sodan (87º) por 2 sets a 1 (2/6 6/4 7/6). Candiotto enfrenta agora a canadense Anabelle Xu (50ª), enquanto Fonseca tem pelo caminho o eslovaco Peter Privara (18º).
O Banana Bowl tem grau de pontuação JA e está entre os principais do ranking mundial da ITF. O torneio recebe também as categorias 14 e 16 anos, que pontuam para o ranking sul-americano, e a categoria 12 anos, valendo para o ranking nacional da CBT. No fim de semana haverá também a disputa do Tennis Kids, com a presença de crianças dos 8 aos 11 anos.
O Banana Bowl é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, com a chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF) e da Confederação Sul-Americana de Tênis. O torneio tem o patrocínio de BRB - Banco de Brasília, Adega Online, W.A. Sport, Wilson, Água Santa Rita e Prefeitura de Criciúma. Apoio da Federação Catarinense de Tênis e Clube Mampituba.
Resultados de terça-feira
Categoria - 18 anos
Kayla Cross (CAN) d. Kaitlin Quevedo (USA) 61 61
Malwina Rowinska (POL) d. Olivia Carneiro (BRA) 51 ret
Qavia Lopez (USA) d. Lucia Peyre (ARG) 62 64
Weronika Ewald (POL) d. Kateryna Lazarenko (UKR) 64 61
Luca Udvardy (HUN) d. Tijana Sretenovic (SRB) 63 62
Mia Kupres (CAN) d. Carolina Laydner (BRA) 61 61
Sonya Macavei (USA) d. Maria Santos (POR) 61 75
Lucia Havlickova (CZE) d. Irina Balus (SVK) 60 76
Victoria Mboko (CAN) d. Luciana Alarcon (PER) 63 57 62
Meshkatolzahra Safi (IRI) d. Maria Turchetto (BRA) 61 26 60
Luciana Moyano (ARG) d. Chelsea Fontenel (SUI) 76 75
Ahmani Guichard (USA) d. Amelie Smejkalova (CZE) 76 75
Nikola Daubnerova (SVK) d. Leyla Risso (PAR) 62 76
Ana Candiotto (BRA) d. Vivian Yang (NZL) 64 63
Ava Krug (USA) d. Bruna Melato (BRA) 63 64
Annabele Xu (CAN) d. Daniella Abraham (USA) 60 46 64
Lautario Midon (ARG) d. Nicolas Oliveira (BRA) 63 62
Gonzalo Bueno (PER) d. Juan Angelo (BOL) 64 67 75
Hayato Matsuoka (JPN) d. Enrique Pena (COL) 75 61
Yaroslav Demin (RUS) d. Alexander Razeghi (USA) 76 64
Nishesh Basavareddy (USA) d. Patrick Schoen (SUI) 63 63
João Fonseca (BRA) d. Ivan Sodan (CRO) 26 64 76
Gerard Lee (KOR) d. Kenta Miyoshi (JPN) 61 64
Peter Privara (SVK) d. Jonah Braswell (USA) 63 36 61
Cooper Williams (USA) d. João Schiessl (BRA) 75 75
Paul Inchauspe (FRA) d. Davi Savi (BRA) 60 60