O setores mais afetados pela pandemia com certeza foram o de eventos, turismo e aviação. No Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi de Jaguaruna o movimento tem crescido, mas nada semelhante a situação de 2019. A diminuição de operações em 2020 foi significativa, fazendo com que companhias pausassem as atividades no local.
Em entrevista ao programa Agora, o Diretor da empresa administradora RDL Aeroportos, André Constanzo, falou que o setor foi muito atingido e a expectativa é que para recuperar o movimento anterior será demandado todo o ano de 2021. "Nós ainda estamos em busca de resgatar a normalidade, de resgatar aquele movimento que a gente tinha em 2019", disse Constanzo. A operação de voos na região é essencial para o crescimento e é propulsora do desenvolvimento.
As atividades retornaram ainda em 2020 com a empresa Latam. Já a Azul deve retornar no dia 8 de março deste ano.
Melhorias
No mês de janeiro de 2021 o secretário Estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, se reuniu com Constanzo. Segundo o diretor a conversa foi positiva e o secretário demonstrou interesse em realizar melhorias no aeroporto. Entre as necessidades citadas estão a substituição da escada rolante e o alongamento e alargamento da pista de pouso.
A empresa que desenvolveu a escada, que hoje funciona no aeroporto, não atua mais no Brasil. E com isso as peças de substituição para realizar manutenção não são encontradas. A solicitição para a abertura de uma licitação já foi feita.
O motivo para o alargamento e alongamento da pista de pouso é atrair voos de cargas. Por estar situado em uma região próxima a porto, ferrovia e rodovia o aeroporto de Jaguaruna é um local ideal para receber esse tipo de atividade. A expectativa é aumentar o desenvolvimento no sul do estado.