A ExpoMais 2024 movimentou a sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) nessa terça-feira (22). Profissionais, gestores, empresários, empreendedores e estudantes participaram das diversas atividades, elaboradas a partir do tema norteador "O futuro do trabalho - sua relação com o trabalho é a chave da inovação".
"Em um mundo em constante evolução, nada mais atual do que trazer ao debate temas urgentes, como o futuro do trabalho. Mesmo diante de inúmeras oportunidades tecnológicas, também é fundamental desenvolver relações de trabalho mais humanizadas e equilibradas", declara Valcir José Zanette, presidente da Acic, uma das entidades cocriadoras do evento.
"A Sicredi Sul está muito feliz em ser, mais uma vez, um dos apresentadores da ExpoMais. O tema deste ano, o futuro do trabalho, se conecta muito bem com o do ano passado (inteligência emocional x inteligência artificial). A inteligência artificial vem para ajudar, mas são as pessoas que transformam o mundo", pondera Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.
"O tema nos leva a pensar nas transformações que o mercado está vivendo e o cuidado com os colaboradores é essencial nesse novo cenário. Com o aumento das exigências emocionais e físicas, mais do que nunca a saúde dos profissionais precisa ser uma prioridade", considera Jeniffer Gomes, gerente operacional do Plano de Saúde São José, também apresentador da oitava edição.
Diretor executivo do Siecesc-Carvão+, o coronel Márcio José Cabral ressaltou a importância da inovação e sua conexão com o mundo do trabalho. "Quando falamos de inovação, falamos também de propósito, de responsabilidade e, acima de tudo, de como criar um futuro mais sustentável e conectado para todos nós. O futuro do trabalho está sendo construído agora e todos nós temos um papel importante nesse processo", pontua. O Carvão+ também é apresentador da ExpoMais 2024.
Relação com o trabalho
Professor e pesquisador, Alexandre Pellaes foi o palestrante convidado para tratar do tema norteador do evento. "O futuro do trabalho está além do que a nossa vista consegue enxergar. Não basta falar das relações de trabalho. É preciso falar das relações com o trabalho", expõe.
"Por isso, trouxemos reflexões e aprendizados sobre o significado do trabalho, sobre autorrealização, sobre mudança, sobre gestão, sobre liderança. Trouxemos muito conteúdo, exemplos da vida real. O trabalho é algo central na nossa vida, mas é algo que discutimos pouco", comenta Pellaes.
Futuro dos negócios e ESG
A oitava edição da ExpoMais iniciou com Jaime de Paula falando sobre o futuro dos negócios conectado à análise de dados. "Temos que aprender a surfar essa onda da tecnologia ou vamos nos afogar. À medida em que a inteligência artificial vai avançando, a pesquisa e o desenvolvimento vão entrando em exponencial. Então, essa integração entre o mercado e a academia é extremamente importante, assim como o uso das ferramentas para alavancar os seus negócios", colocou.
Também palestrante âncora, a jornalista Giuliana Morrone tratou sobre o ESG como mentalidade de inovação. "É chegado o momento de sairmos daquele modelo de negócio mecanicista, fragmentado, de comando e controle.", afirmou.
"A nova era é a da conexão humana, em que nada está fragmentado, tudo é sistêmico. E o papel central da liderança é cocriar com uma aspiração elevada, abrindo espaços para que os colaboradores se sintam encorajados a ser protagonistas da organização", acrescentou Giuliana.
Segundo dia
A oitava edição terá sequência nesta quarta-feira, 23, na sede da Acic. A programação contará com mais três palestras, proferidas por Alexandre Wiggers, Samuel Pessôa e Clóvis de Barros Filho, e três momentos de Expoideas, com Aldo Garcia, Fabio Bigolin e Erick Marques Isoppo, entre outras atividades.
Quarta-feira – 23/10
- 13h Credenciamento e recepção
- 14h Palestra Alexandre Wiggers - O futuro da indústria
- 15h Expoideas com Aldo Garcia - 10 desafios para a transformação digital
- 15h30 Expoideas com Fabio Bigolin - Comunicação eficiente com convergência de mídias
- 16h Expoideas com Erick Marques Isoppo - Tendências e possibilidades do mercado internacional
- 16h30 Coffee e networking
- 17h30 Palestra Samuel de Abreu Pessôa - Cenários econômicos
- 19h Palestra professor Clóvis de Barros Filho - Amor ao trabalho
20h30 Happy hour
--
Colaboração: Assessoria de comunicação/ ExpoMais