Uma noite marcada pela degustação de bons vinhos, gastronomia e, especialmente, saudade. Nesta quinta-feira (17), o Empório Varandas promoveu a 5ª edição do ExpoVarandas, no Centro de Criciúma. Com grandes rótulos, de produtores e importadores, o evento se consolida na área após um hiato de dois anos em virtude da pandemia. Um momento memorável, sobretudo, por honrar a vida do fundador do estabelecimento, Manoel Luiz Farias, o Neném.
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"Queríamos uma noite de comemoração, alegria e de voltar à felicidade. Acima de tudo, também, para nós, é uma homenagem ao Neném. Ao meu pai. Então, queremos honrar a vida dele através deste evento", detalha Sara Farias, sommelière do Empório Varandas. "A ExpoVarandas era, de fato, a menina dos olhos azuis dele. Foi muito bonito, recheado de produtos bons e gente feliz comemorando. Era isso que esperávamos", completa.
Entre os produtores e importadoras, estão a Casa Valduga, Miolo, Villa Francioni, Don Guerino e Mistral - empresa responsável pela importação de D.V. Catena no Brasil. "Tivemos muitos rótulos novos. Tem vinho da África do Sul, Espanha, Itália, França, vários lugares do mundo. Marcas incríveis. Altíssimo nível", acrescenta Sara.
A presença do público consolidou o evento como referência em todo o Sul de Santa Catarina. "O cliente da ExpoVarandas é aquele que fica ansioso para a próxima edição. Os consumidores da loja também vêm fortalecer a marca e apoiar a gente. É um encontro bacana de se comparecer. A cada ano, somam-se novas pessoas que estão começando a apreciar e entrar no mundo dos vinhos", finaliza a sommelière.
"O Varandas é uma referência no município"
Flávio Noer, representante da Inter Food, participa desde a 2ª edição do evento. "Criciúma é extremamente atraente para esse tipo de consumo de vinhos. O Varandas é uma referência no município, tanto é que o sucesso que sempre tiveram, foi em virtude de um trabalho de base que foi feito pelo fundador da casa, o Neném", comenta.
Com vinhos que atendem desde iniciantes a apreciadores, José Luiz da Silva, representante da Alentejana, trouxe ao ExpoVarandas uma adega de Portugal, chamada Cartuxa. "Temos rótulos para pessoas que estão entrado neste mundo e, também, os mais elaborados, com 24 meses em barricas de carvalho, além de um branco e um rosé", detalha.
Expositor desde a 1ª edição do ExpoVarandas, o representante ressalta os diferenciais do encontro. "É um público que se interessa, além de estar habituado com esse mercado. Jovens, público meia-idade e pessoas mais velhas. É o que interessa para nós, ter a juventude e aqueles que já entendem um pouco e têm mais vivência no mundo do vinho. Em conjunto, isso torna o evento atrativo", finaliza.