Foi concluída a ação do Plano de Apoio Técnico no extremo sul catarinense. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), por meio da Diretoria de Assistência Social (DIAS), elaborou o Plano de Apoio Técnico aos municípios de Santa Catarina para o ano de 2022, onde contou com a parceria da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e das Associações de Municípios.
O Plano de Apoio Técnico aconteceu em duas etapas, sendo que na primeira abordou acerca da gestão da assistência social e na segunda sobre as proteções sociais: proteção social básica e proteção social especial, de média e alta complexidade e benefícios eventuais. A primeira etapa aconteceu nos dias 8 e 9.
Já com o tema Apoio Técnico Proteções Sociais, os encontros ocorreram nos dias 22 e 23 de novembro.
De acordo com a coordenadora do Colegiado de Assistência Social da AMESC, Tais Coelho, os encontros reuniram gestores, equipe técnica que atua na gestão, representante do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, bem como os contadores responsáveis pela operacionalização do Fundo Municipal de Assistência Social – FMAS.
Segundo a assessora em Políticas Públicas da AMESC, Rosângela Paulino Alexandrino, o Apoio Técnico referente as proteções, são destinadas as equipes de proteção social básica, com foco no PAIF; proteção social especial de média complexidade com ênfase no PAEFI, proteção social especial de alta complexidade com foco nos serviços de acolhimento, bem como benefícios eventuais.
A AMESC, por meio da Assessoria de Políticas Públicas, agradece a presença dos participantes da AMUREL (Associação dos Municípios da região de Laguna) e AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera).