Os trabalhadores do Hospital Regional de Araranguá (HRA) decidiram manter a greve mesmo após o pagamentos dos salários atrasados. Isso porque, segundo informações que circulam, o Instituto Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) deve reduzir o quadro de funcionários. Entretanto, de acordo com Roberto Benedet, membro da diretoria do Ideas, o instituto deve abrir o hospital na sua totalidade.
“Para isso precisamos dos recursos humanos. Faremos uma seletiva, mas praticamente todos os funcionários ficarão. O Ideas não vem para demitir ninguém, na verdade vem para ampliar o atendimento. Não sabemos quantos funcionários ainda serão necessários e não sabemos quantos funcionários estão na chefia. O Ideas entra para reabrir o hospital. E vem para aumentar as chances de emprego e não para demitir ninguém”, afirmou Benedet.
Benedet disse ainda que o Instituto pretende trazer dois ou três gerentes para gerir o local. “Não trazemos pessoas de outros estados ou cidades. O que fazemos é programas de treinamento. Teremos uns 45 dias para que o hospital fique com a cara do Ideas. Para nós é um contrassenso que o Sindicato diga que o Ideas vá demitir e fique a favor da organização que estava antes, que já mostrou que é não é capaz de administrar o hospital”, disse.
O Instituto Ideas foi chamado pelo Governo do Estado para assumir o HRA, após rescisão de contrato com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), antiga responsável pelo hospital.
“A ação foi uma parceria entre o Ministério Público e o Governo do Estado. O nosso intuito no Hospital Regional de Araranguá é prestar um atendimento à população de acordo com o que a população merece”, afirmou.