Um dos setores mais afetados durante a pandemia, o gastronômico - que envolve bares e restaurantes -, prevê um aumento expressivo no faturamento das próximas semanas, em virtude das festas de fim do ano. A expectativa é que os estabelecimentos apresentem um acréscimo de 20%, em média, de lucro.
"Estamos confiantes e esperando uma ótima temporada. Acreditamos que haverá um aumento médio de 20% no faturamento destes estabelecimentos durante o verão e as festas de fim do ano", afirma Juliana Mota, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Santa Catarina.
Ainda conforme a representante, o aumento já é esperado pelo setor devido à retomada dos serviços em 2022. "Está relacionado ao fato de a gente, querendo ou não, ter passado um ano inteiro sem pandemia. E, também, pelas festas, férias, confraternizações e as pessoas indo para as ruas", acrescenta Juliana.
O foco neste período são os municípios praianos, que, naturalmente, recebem mais turistas. "Temos algumas cidades do estado que há mais migração e acaba diminuindo um pouco o movimento, mas que compensa no meio do ano, enquanto algumas cidades litorâneas estão mais vazias", detalha a presidente da Abrasel.