Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Febre amarela não gera preocupação, mas pessoas devem buscar por vacinas

Todos casos suspeitos de macacos mortos na região em 2019 foram descartados

Por Erik Behenck Criciúma - SC, 16/01/2020 - 16:40
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No último ano, principalmente no inverno, a Febre Amarela causou pavor em moradores da Amrec. Alguns macacos foram encontrados mortos na região, mas em todos os casos a doença foi descartada. O Instituto Carlos Chagas (ICC) – Fiocruz do Paraná, confirmou a morte de um homem de 36, de Joinville

Conforme a técnica de laboratório do Centro de Controle de Zoonoses de Criciúma, Seni Fachim, neste momento a população pode ficar tranquila, mas alerta. “Como não temos nenhum caso e todos do ano passado deram negativo, a população ainda precisa ficar ciente quanto as vacinas. Principalmente para quem viaja”, orientou.

A prevenção é feita principalmente com a distribuição de vacinas, foram inclusive realizadas campanhas para isso. Por outro lado, não é possível realizar ações com os macacos. “Não tem como vacinar, porque são animais silvestres. As vacinas são distribuídas para a população”, disse.

Os números no estado

No último boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), no dia 8, foram apresentados os números do estado, entre janeiro e 28 de dezemrbro de 2019. Neste período, foram 64 casos humanos analisados, sendo que 62 deles foram descartados e os dois confirmados acabaram em morte.

No verão, alerta contra a dengue

Água acumulada, seja em pneus ou garrafas é um dos atrativos para o mosquito da dengue. Segundo Seni, até o momento nenhuma pessoa teve a doença na região. “Pessoa contaminada nós não tivemos, nem denúncia de pessoa voltando com sintomas”, comentou. Por outro lado, já apareceram pontos com o mosquito. “Tivemos um foco em Criciúma e um em Içara neste começo de mês”, citou.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito