Crescimento sólido no volume de vendas, queda no desemprego e recuperação da renda sinalizam para um ano de economia no verde em Santa Catarina. Para retratar como está o nível de confiança da população, fator determinante para o consumo e para o investimento, a Fecomércio SC realizou a pesquisa Expectativa do consumidor e do empresário para 2019 em sete cidades do Estado. Os dados foram apurados com 2.109 consumidores e 402 empresários em Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau.
Conforme a pesquisa, os consumidores deslumbram um cenário positivo neste ano, enquanto os empresários ainda mantém uma postura ponderada. Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o humor do mercado está diretamente ligado à nova agenda econômica e às medidas de longo prazo.
“Embora o país, especialmente Santa Catarina, já acumule bons resultados desde 2018, o setor produtivo depende de reformas estruturantes, como a da Previdência e a Tributária, para recuperar de vez o otimismo”, analisa.
Confira a pesquisa da Fecomércio SC para o Estado: