Após as festas de ano novo, muitas pessoas já começaram a planejar suas viagens para os próximos feriados. E 2023 promete ser bastante positivo em relação às folgas prolongadas: serão nove feriados e cinco pontos facultativos ao longo destes 12 meses, conforme a portaria definida pelo Ministério da Economia.
Neste cenário, os ‘feriadões’ de 2023 devem aquecer o setor turístico das cidades do Sul catarinense. De acordo com o presidente do Colegiado de Cultura e Turismo da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Ismail Ahmad Ismail, Carnaval e Páscoa são feriados mais relevantes ao longo do ano e movimentam uma ampla gama de setores.
LEIA MAIS:
“Vem muitos turistas tanto do Paraná quanto do Rio Grande do Sul para as praias da região. Eles impactam toda a economia: hotéis, restaurantes, bares, casas noturnas, centros de compras, parques. Acaba impactando diretamente todo o pequeno e microempreendedor que vendem, por exemplo, produtos coloniais e afins”, comenta.
Os feriados prolongados também marcam presença no segundo semestre. “Ainda tem 7 de setembro (Independência), 12 de outubro (Nossa Senhora de Aparecida), 2 de novembro (Finados). Esses três últimos caem na quinta-feira, por isso, tem grandes chances das pessoas emendarem em um feriadão”, destaca Ismail.
Veranistas aproveitam folgas prolongadas
O próximo feriado já tem programações recheadas para receber visitantes. Em muitas cidades, as festividades de Carnaval começam já na sexta-feira, dia 17 de fevereiro. Neste contexto, Balneário Rincão deve atrair milhares de veranistas durante cinco dias de folia. Nesta temporada de verão, a população do município deve saltar de aproximadamente 15 mil para 180 mil pessoas.
CONFIRA TAMBÉM:
Do calçadão às lagoas: O turismo em crescimento de Balneário Rincão
Segundo o diretor de turismo, Fernando Casagrande, o município recebe, além dos turistas, pessoas que têm casa de veraneio na cidade. “Além da virada do ano, tem toda a programação do Carnarincão , que não terá show nacional de grande porte, mas teremos atrações regionais e várias atividades recreativas e esportivas à beira mar. Ainda, tem eventos de corrida e exposição de carros antigos”, conta.
Turismo além do verão
Para o setor turístico, a grande vantagem dos feriadões é continuar recebendo visitantes o ano todo, seja no verão ou no inverno. Atraindo turistas a qualquer época, Nova Veneza é um exemplo disso.
“Estamos em período de férias e recebemos um bom número de turistas no mês de janeiro. Eles aproveitam a estadia na praia e vêm visitar Nova Veneza. A grande expectativa fica para feriados e datas comemorativas como: Páscoa, Dias das Mães, Nossa Senhora de Caravaggio, Festa da Gastronomia, no mês de junho”, afirma a presidente da Associação Neoveneziana de Turismo (Anet), Cris Freitas.
No trade turístico, o setor gastronômico e hoteleiro são diretamente impactados, além do comércio em geral e outros empreendimentos. “Nós temos uma boa expectativa para o ano de 2023 com uma crescente no setor, principalmente com turistas vindos do nordeste. Em meses como junho, que comemora a Festa da Gastronomia Típica Italiana, há superlotação de hotéis de Nova Veneza e região”, enfatiza a presidente.
Desta forma, a Anet e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo estão preparando um calendário para 2023 que inclui, além da Festa da Gastronomia Típica Italiana, eventos pontuais em datas comemorativas e festivais gastronômicos e culturais.
Confira a lista de feriados e pontos facultativos em 2023:
- 1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional);
- 20 de fevereiro, carnaval (ponto facultativo);
- 21 de fevereiro, carnaval (ponto facultativo);
- 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até às 14 horas);
- 7 de abril, Paixão de Cristo (feriado nacional);
- 21 de abril, Tiradentes (feriado nacional);
- 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
- 8 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo);
- 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);
- 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
- 28 de outubro, Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
- 2 de novembro, Finados (feriado nacional);
- 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional); e
- 25 de dezembro, Natal (feriado nacional).