O calendário de eventos na região segue sofrendo prejuízos por conta da pandemia de Covid-19. A Prefeitura do Balneário Rincão anunciou nesta terça-feira, 5, o cancelamento de duas das principais realizações do município, a Festa da Tainha e a Julifest.
"Estamos vivendo um novo momento, ninguém esperava que isso fosse acontecer. Não podemos colocar em risco nossos moradores e visitantes, temos certeza que tudo isso irá passar e no próximo ano faremos uma grandiosa festa, como fizemos até agora", afirma o diretor de eventos, Fernando Casagrande.
A decisão de cancelamento das festas seguiu determinação do Governo do Estado, que proíbe a realização de eventos por tempo indeterminado, e está afinada com as regras de controle, prevenção e proteção da população em relação ao novo coronavírus. O Balneário RIncão confirmou, nesta segunda-feira, 4, seu primeiro caso de Covid-19: um caminhoneiro de 54 anos que esteve em recente viagem ao norte do País. O Rincão tem, ainda, um caso suspeito, 15 descartados e cinco monitorados.
Sobre as festas
A Festa da Tainha, em sua 25ª edição, aconteceria de 9 a 12 de julho. Trata-se do mais tradicional evento do município com foco em atrações musicais e gastronomia típica. "Sabemos que economicamente a festa é muito importante para a cidade, gerando emprego e renda para nossos moradores, além de divulgarmos a cidade. Recebíamos turistas de todo estado e até de outros estados. Nossa festa foi crescendo e já está consolidada", observa Fernando. O evento é, também, uma oportunidade para enaltecer a produção pesqueira, referência local.
A Julifest seria antes da Festa da Tainha, de 12 a 14 de junho.