Os finalistas que representarão a região Sul no “Santa Catarina Canta - Festival Sertanejo”, foram conhecidos na noite deste domingo (13), em Criciúma, que sediou a etapa mesorregional. A seletiva reuniu os vencedores das fases regionais de Araranguá, Criciúma e Tubarão. No evento, realizado no Clube Mampituba, o público conheceu os representantes que irão para a grande final do festival, que acontecerá no dia 10 de novembro, em Florianópolis.
Na categoria infantojuvenil foi escolhida Júlia Ferraz e, na categoria geral, Gustavo Godois e a dupla Gledis e Giovani. Ao final das audições, o espetáculo “Clássicos da Música Sertaneja” da Camerata Florianópolis encerrou a noite com chave de ouro.
Antes de chegar na etapa deste domingo, o festival percorreu 21 cidades catarinenses com audições regionais, nas quais foram avaliados cerca de 400 cantores, selecionados entre os 1.088 inscritos no concurso. Os critérios utilizados pelos jurados durante as audições são: técnica vocal, afinação, dicção, rítmica, originalidade, presença de palco e interação com a plateia.
A semifinal Sul foi a terceira das seis do Festival (as outras duas foram a Serrana e a Oeste). A próxima mesorregião a receber a seletiva é a Norte, em Joinville, dia 20 de outubro, no Teatro da Liga. Na sequência, virão as semifinais do Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis. O "Santa Catarina Canta - Festival Sertanejo" é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e tem a produção geral da Camerata Florianópolis.