O Figueirense foi derrotado de virada na Serra Gaúcha nesta sexta-feira, por 2 x 1, contra o Juventude. A partida marcou a abertura da penúltima rodada da Série B: para escapar do rebaixamento, o Figueira precisa agora vencer na rodada final e torcer para Vitória ou Náutico não marcarem ponto nos últimos dois jogos.
Foi com um gol polêmico que o Furacão saiu na frente no placar. Aos 39 minutos da segunda etapa, Renan Luis foi além da linha de fundo, fez o cruzamento e Erison, de cabeça, completou para o gol.
Muita reclamação dos jogadores do Juventude, que com o gol irregular validado, via distanciar-ser as chances de acesso à Série A.
Porém, o time do técnico Pintado manteve o psicológico e conseguiu uma virada heróica na reta final. Gols aos 42 e 48 minutos da segunda etapa, marcados por Bambam e Rogério.
Assim, para não enfrentar o Tigre na Série C deste ano, o Figueirense precisa vencer na última rodada, contra a Ponte Preta no Scarpelli.
Vencendo, depende que Náutico ou Vitória não pontuem: os pernambucanos enfrentam o Cruzeiro fora e o CSA em casa; já os baianos têm pela frente o Botafogo de Ribeirão Preto, já rebaixado, em casa, e o Brasil de Pelotas, fora.
O Figueira é o 17º na Série B, com 39 pontos, 9 vitórias e -9 de saldo. O Vitória é o 16º, com 42 pontos, 9 vitórias e -2 de saldo. O Náutico é o 15º, com 42 pontos, 10 vitórias e -7 de saldo.