Dentro de campo o Figueirense conseguiu a pontuação necessária para permanecer na Série B. Ainda assim, alguns empecilhos podem fazer com que a equipe perca pontos e possa até ser rebaixada. O time da capital teria utilizado um atleta de forma irregular, Raphael Soares, que em 2019 passou Santa Cruz e Caxias, antes de desembarcar em Santa Catarina.
“O Figueirense utilizou de um atleta, o Raphael Soares, de maneira irregular, ele já havia disputado a Copa do Brasil pelo Santa Cruz, a Série D do Campeonato Brasileiro pelo Caxias e a Série B pelo Figueirense. Portanto, o regulamento geral é bem claro em seu artigo 46, que o atleta pode até se registrar por três clubes, mas pode jogar em apenas dois”, afirmou o advogado Antonio Sergio Fernandes.
O que importa é ter o nome na súmula, mesmo que não tenha entrado em campo. Mas, existe um porém. “A Copa do Nordeste é uma exceção, mas isso não está sendo levado em consideração. O próprio campeonato ele jogou, mas o regulamento geral da CBF faz exceções para as copas regionais”, destacou Fernandes.
Além do problema com o registro do atleta, o Figueirense poderá perder pontos devido ao WO contra o Cuiabá.
Os jogos por Santa Cruz, Caxias e Figueirense
Raphael Soares jogou pelo Caxias no dia 14 de julho, contra o Manaus, na partida de ida das quartas de final. Pelo Figueirense entrou em campo na 20ª rodada da Série B, contra o Guarani, em uma derrota em casa por 1 a 0, no dia 31 de agosto.
Antes já havia defendido o Santa Cruz, na disputa da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano, ficando no banco em partida da Copa do Brasil contra o Náutico, pela segunda fase, no dia 20 de fevereiro.
Figueirense já usou a questão a seu favor
Em 2015 o Figueirense foi campeão catarinense no "tapetão". A equipe acionou a justiça e fez com que o Joinville perdesse 4 pontos. Naquela ocasião o JEC escalou um atleta sem contrato profissional, para o banco de reservas, já com 20 anos, algo proibido. “O Figueirense já conseguiu um caso deste em 2015 com o Joinville. Pode sofrer do próprio veneno agora com o Criciúma, com o São Bento ou com o Londrina”, citou Fernandes.
Confira a entrevista na íntegra: