O Tigre enfrenta o Marília, nesta quinta-feira, 18, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, pela primeira fase da Copa do Brasil. Basta um empate para o time de Hemerson Maria seguir adiante na competição e afastar o fantasma do Santo André, que eliminou o Tigre nessa mesma etapa da competição no ano passado, com uma goleada de 4 x 1.
Confira no Minuto a Minuto do 4oito e ouça pela Rádio Som Maior a cobertura da estreia do Criciúma.
Mais do jogo
Campeão em 1991, o Criciúma chega à sua 21ª participação em Copa do Brasil, enquanto o Marília é debutante na competição. O Tigre conquistou a vaga para esta edição como terceiro colocado do Campeonato Catarinense; herdou da Chape, campeã do estadual em 2020, por ter conquistado o título da Série B do ano passado.
Já o Mac, da Série A-3 do Paulistão, chegou à primeira participação na Copa do Brasil após ser vice-campeão da Copa Paulista - perdeu a final para a Portuguesa, que optou pela vaga na Série D do Brasileirão.
De um lado, o Criciúma é lanterna do Campeonato Catarinense, com um empate e duas derrotas na competição: sofreu quatro gols e marcou apenas um. De outro, o Marília é vice-líder da Série A-3, com duas vitórias e um empate: o time de Guilherme Alves, ex-centroavante de Corinthians e Atlético Mineiro, marcou quatro gols e não sofreu nenhum.
Desfalque
Para o jogo, o Tigre tem o desfalque de Uilliam Barros, camisa 9 titular nos dois primeiros jogos da temporada. Ele não atuou na última partida, derrota por 1 x 0 contra a Chapecoense, com uma lesão na coxa esquerda. O mesmo problema tira João Carlos, extrema reserva, do confronto - ambos não viajaram a Cariacica.
Guilherme Alves também tem desfalques. O Mac viveu um mini-surto de Covid-19, com quatro atletas afastados, incluindo o goleiro titular, Cleber Alves, e o meia Bruno Sabiá, articulador da equipe, além dos volantes Mateus Silva e Dagoberto. Também é baixa o volante Junior Santos, um dos destaques do Marília na Copa Paulista de 2020, com dores no púbis.
Foco na Copa
Para o técnico Hemerson Maria, o foco é total na Copa do Brasil. Sem vencer no Catarinense, a competição nacional pode ser o desencadeador do retorno da confiança ao Heriberto Hülse. "Esquecer um pouco o estadual, mudar o chip. Motivar bem os atletas, no treinamento procuramos fazer as correções para fazer um grande jogo e sair classificado", projetou Maria.
A dúvida é sobre o time. Mais uma vez, Maria não abre o jogo. O técnico elogiou o desempenho da equipe com Adenilson contra a Chapecoense, com a formação de um tripé no meio-campo - Adenilson sustentando Eduardo e Moacir, com mais liberdade para somarem-se ao atacante Marcus Índio, que havia entrado no lugar de Deividy, então estreante no futebol profissional.
Sem Uilliam Barros, o garoto de 18 anos pode ganhar nova chance com a camisa 9. Se não jogar, as opções são justamente Marcus Índio e Eduardo Melo, de maior imposição. Hemerson Maria não descartou alterações de esquema, mas deve manter a ideia de jogo.
"Praticamente nenhuma mudança. Talvez de postura e posicionamento. Nomes não vamos mudar muita coisa. Estamos trabalhando com um grupo bastante enxuto", disse o técnico. "É um jogo importante. Não trabalho na questão de jogo da vida, porque passado o jogo de amanhã, o jogo mais importante é contra o Figueirense, depois contra o Brusque...", concluiu o treinador.
Mac no 3-4-3
De acordo com informações do jornalista Jorge Luiz, do Jornal da Manhã de Marília, o técnico Guilherme Alves deve alterar o esquema para enfrentar o Tigre. Com uma postura ofensiva, o Mac pode entrar em campo em Cariacia no 3-4-3. Agenor e Luan Gama devem entrar nos lugares de Cleber Alves e Bruno Sabiá.
A esperança de gols é o jovem Gustavo Nescau, de 21 anos, é titular desde a Copa Paulista do ano passado, competição na qual foi artilheiro ao lado de Adílson Bahia, da Lusa, com oito gols. Nesta temporada, já balançou as redes uma vez; ele quase deixou o Marília para o Mundo Árabe, no entanto o negócio melou de última hora.
Hemerson Maria prega respeito ao adversário. "O Marília vem há muito tempo com o mesmo treinador, o Guilherme. Iniciou a pré-temporada mais cedo, a equipe é a base da A-3 e da Copa Paulista. Já realizou três jogos e vários amistosos. Tem um conjunto e um padrão", analisou o técnico do Tigre.
Empate
Para o Tigre, por ser visitante, basta um empate para avançar à segunda fase. O regulamento da competição concede à equipe pior ranqueada o jogo em casa - o Marília jogará longe do seu estádio devido ao decreto estadual proibindo jogos em São Paulo - e ao visitante, equipe melhor ranqueada, o direito do empate.
Timaço
O Timaço entra em campo às 14h30 no 100,7 do FM e pelo Portal 4oito, com Mário Lima na narração, Alfredo Lima no comentário, Heitor Araujo na reportagem e Denis Luciano no plantão e no comando do Arena Timaço.
Ficha Técnica
Marília x Criciúma, válido pela 1ª fase da Copa do Brasil
Horário: 15h30
Local: estádio Klebe Andrade, em Cariacica-ES
Arbitragem: André Rodrigo Rocha, auxiliado por Cipriano da Silva Sousa e Natal da Silva Ramos Júnior (Tocantins).
Marília: Agenor; Geninho, Jean Pierre e Kauan; Danilo Baia, Felipe Cordeiro, Léo Couto e Luan Gama; Orlando Junior, Joãozinho e Gustavo Nescau. Técnico: Guilherme Alves.
Criciúma: Gustavo; Léo, Alemão, Marcel Scalese e Hélder; Eduardo, Moacir, Mateus Anderson e Gabriel Silva; Vinícius Tsumita (Adenílson) e Deividy (Marcus Índio). Técnico: Hemerson Maria.