Começa neste sábado (22/1) a edição 2022 do Campeonato Catarinense. O Próspera enfrenta o Camboriú no estádio Augusto Bauer, em Brusque. No mesmo horário, Chapecoense e Barra enfrentam-se no estádio Arena Condá, em Chapecó.
Campeonato Catarinense - Primeira Rodada
Camboriú x Próspera, sábado, 16h30min, em Brusque
Chapecoense x Barra, sábado, 16h30min, em Chapecó
Concórdia x Brusque, sábado, 19h, em Concórdia
Marcílio Dias x Avaí, domingo, 16h, em Itajaí
Hercílio Luz x Juventus, domingo, 16h, em Tubarão
Figueirense x Joinville, domingo, 19h, em Florianópolis
O Próspera vem de cara nova, depois do histórico sexto lugar no Catarinense de 2021, quando garantiu a inédita vaga na Série D do Campeonato Brasileiro em 2022. O técnico é Emerson Cris, ex-Chapecoense e Concórdia. O Time da Raça tem o problema do estádio a resolver. O Mário Balsini ainda passa por reformas, e não está pronto para receber os jogos do Próspera, que fará seu primeiro compromisso como mandante, na quarta-feira que vem (26/1), no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, contra o Hercílio Luz. O Camboriú vem do vice-campeonato na Série B do Catarinense do ano passado.
Leia mais - A vigésima temporada do Próspera na elite de Santa Catarina
O Campeonato Catarinense conta com 12 clubes que se enfrentam em turno único, totalizando 11 rodadas. Os oito melhores classificam para as quartas de final, e a disputa será em mata-mata, ida e volta, até a decisão. O campeão e o vice estarão garantidos na Copa do Brasil de 2023, a exemplo do campeão da Copa Santa Catarina. O Avaí é o atual campeão estadual, e o Figueirense venceu a Copa em 2021 e, na última quinta-feira (20/1), faturou a Recopa Catarinense.
Os campeões
Avaí e Figueirense - 18 títulos
Joinville - 12
Criciúma - 10
Chapecoense - 7
América e Metropol - 5
Caxias - 3
Carlos Renaux, Olímpico e Hercílio Luz - 2
Marcílio Dias, Inter de Lages, Paula Ramos, Ferroviário, Brusque, Externato, Lauro Müller, Atlético Catarinense, CIP, Ypiranga, Operário e Perdigão - 1
Um dos destaques desse Catarinense é a ausência do Criciúma. Presente na elite de Santa Catarina desde 1977 (quando voltou enquanto Comerciário, tornou-se Criciúma em 1978 e, desde então, sempre esteve presente na Série A. Acabou rebaixado em 2021 junto com o Metropolitano de Blumenau e, assim, o Tigre disputará pela primeira vez na história a Série B estadual, a partir de 29 de maio.