Equipes da Prefeitura de Criciúma, por meio Fundo Municipal de Saneamento Básico (FUNSAB), e de empresas terceirizadas prestadoras de serviço, intensificam o trabalho de manutenção e limpeza dos cemitérios municipais em preparação ao Dia de Finados, próximo sábado (02). A organização e manutenção da parte elétrica, hidráulica e limpeza das áreas públicas ficam a cargo da administração do cemitério, mas a responsabilidade pela limpeza das capelas é dos proprietários. Obras que envolvem grandes volumes de materiais estão suspensas até 4 de novembro.
Nesta data, muitas pessoas visitam esses locais para lembrar e homenagear familiares e amigos. São 18 cemitérios municipais, dos quais três são administrados por uma empresa terceirizada, os demais ficam a cargo dos representantes das comunidades. “As equipes da prefeitura e das intendências realizam a limpeza e revitalização das ruas próximas aos cemitérios, já o recolhimento de resíduos e manutenção dos espaços de uso comum, é de responsabilidade dos responsáveis pela administração dos cemitérios”, ressalta o gestor do Funsab, Mauro Sônego.
Neste dia 2 de novembro, os cemitérios municipais do Bairro São Luiz, Parque Sangão, Rio Maina e Bairro Brasília iniciam as atividades partir das 7 horas, e permanecem abertos até a noite para a celebração do Dia de Finados. “A administração está organizando o ambiente para que tudo ocorra da melhor forma no Dia de Finados, estamos trabalhando para deixar tudo organizado e dar suporte para a população”, diz o gerente Rogério Grosse.
Já nos cemitérios das regiões da Santa Luzia, Rio Maina e Quarta Linha, a limpeza das ruas em frente aos cemitérios são de responsabilidade das equipes de manutenção do Funsab e das respectivas intendências.
Programação
No Dia de Finados é comum haver missas e cultos, e este ano não será diferente. As missas ocorrerão no cemitério São Luiz às 8h e às 9h30 e no cemitério Brasília às 9h e às 16h. As missas serão ministradas pelos padres da paróquia Santa Bárbara.
Com a expectativa de 10 mil pessoas presentes no Dia de Finados, a administração conta com a ajuda de mais de 50 funcionários, divididos nos três cemitérios. “Neste dia, as quadras serão numeradas para que as pessoas possam encontrar as propriedades com mais facilidade, e também haverá funcionários para orientar a localização das capelas”, esclarece o gerente.
Trânsito
Cuidado também com o trânsito. A orientação do Departamento de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma é que os motoristas estejam atentos a sinalização e procurem as ruas próximas aos cemitérios para estacionarem os veículos. “Pedimos que as pessoas evitem colocar os carros sobre as calçadas ou em fila dupla para não atrapalhar a fluidez do trânsito. As nossas equipes, e as viaturas de agentes de trânsito farão a fiscalização e, em alguns momentos, o controle de trânsito nos principais cemitérios da cidade”, finaliza o gerente de Operações da DTT, Adriano Batista.
--
Colaboração: DECOM