A tão esperada final da Copa Libertadores 2024 já tem data e palco: 30 de novembro, no imponente Monumental de Núñez, em Buenos Aires. De um lado, o Atlético Mineiro; do outro, o Botafogo. Um duelo digno de entrar para a história, onde a taça mais cobiçada do continente será decidida entre dois gigantes brasileiros. E quem gosta de emoção e quer testar a sorte pode usar um código bônus Superbet para fazer suas apostas nesse clássico.
O jogo, afinal, vale mais que um troféu: o campeão vai garantir um lugar no hall dos grandes do futebol sul-americano e a última vaga para o Super Mundial da FIFA.
O Brasil toma conta da América
Finais brasileiras na Libertadores já são parte da história do torneio. Esta será a sexta vez que veremos dois times do nosso futebol disputando o título mais importante das Américas. Antes disso, tivemos: São Paulo e Athletico-PR (2005); Internacional e São Paulo (2006; Palmeiras e Santos (2020); Palmeiras e Flamengo (2021) e Flamengo e Athletico-PR (2022).
Esses duelos mostram a força e o domínio do futebol brasileiro no cenário continental nos últimos tempos. Este será o sexto ano consecutivo que um time do País levantará o troféu da Libertadores.
Botafogo e Atlético Mineiro: caminhos diferentes, o mesmo sonho
O Botafogo chega à final como líder absoluto do Campeonato Brasileiro e próximo de quebrar um jejum de 29 anos sem o título nacional. Apesar de recentes tropeços em casa, o time carioca tem mostrado consistência e um futebol ofensivo, principalmente graças ao talento de jogadores como os jovens Luiz Henrique Igor Jesus, além do argentino Thiago Almada e do venezuelano Jefferson Savarino.
Já o time de Minas Gerais busca redenção após a dolorosa derrota para o Flamengo na final da Copa do Brasil. Jogadores, diretores, comissão técnica e, principalmente, os torcedores do Galo querem o bicampeonato da América para virar a página. A equipe tem um elenco experiente, comandado pelo atacante Hulk, e promete deixar a vida em campo se preciso for para conquistar mais um título importante.
O passaporte para o Super Mundial
Além do troféu da Libertadores, o campeão desta continental garante a última vaga para o Super Mundial de Clubes da FIFA, que será realizado nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho de 2025. Este torneio reunirá 32 equipes de seis continentes, incluindo gigantes como Real Madrid, Juventus, Bayern de Munique, Manchester City, PSG, além dos rivais históricos Boca Juniors e River Plate e o Inter Miami, dos craques Luizito Suárez e Lionel Messi.
O Brasil com força total
No Super Mundial, o Brasil será o país com mais representantes. Além do vencedor da Libertadores 2024, já estão confirmadas as equipes do Flamengo, Palmeiras e Fluminense, classificados pelas conquistas recentes no continente.
Um novo formato, novos desafios
O torneio mundial terá 32 times divididos em oito grupos de quatro equipes. A FIFA realizará o sorteio das chaves em breve, considerando critérios esportivos e geográficos. As duas melhores equipes de cada grupo avançarão para as oitavas de final. Em caso de empate nos jogos eliminatórios, haverá prorrogação e, persistindo a igualdade, disputa de pênaltis. Não haverá disputa de terceiro lugar nessa edição.
Estados Unidos pronto para receber o Mundial
A competição será sediada em 11 cidades dos Estados Unidos, com Orlando recebendo jogos em dois estádios. O MetLife Stadium, na região de Nova York, será o palco da grande decisão, marcada para 13 de julho de 2025.
Troféu inédito
A FIFA apresentou recentemente o troféu do Mundial de Clubes de 2025. A entidade criou uma nova taça para a versão estendida do torneio. O prêmio para o campeão apresenta ícones e imagens que retratam a história do futebol, um mapa do mundo e os nomes de todos os 211 países membros da FIFA. Além disso, a taça também mostra a posição do sistema solar no dia da partida de abertura da competição, em 13 de junho de 2025. O design do troféu foi feito em colaboração com a Tiffany & Co.