Brusque e Camboriú farão uma decisão inédita de Campeonato Catarinense. Para o Brusque, é a tentativa do segundo título na Série A. O anterior foi há 30 anos, em 1992. O Camboriú já brigou por um Estadual com o Brusque. Em 2015, os dois fizeram a final da Segunda Divisão, vencida pelos brusquenses. Na ocasião, os dois subiram para a elite. Agora, é a busca pela taça de melhor de Santa Catarina.
A finalíssima vai começar na quarta-feira (30), às 20h30min, no estádio das Nações, em Balneário Camboriú. O campeão será conhecido no sábado (2), no jogo marcado para 16h30min no estádio Augusto Bauer, em Brusque. O Brusque joga por dois resultados iguais para ser campeão, por possuir melhor campanha. Os dois estão garantidos na Copa do Brasil de 2023. O Camboriú tem, também, vaga na Série D do Brasileiro, junto com Hercílio Luz e Concórdia.
Na semifinal
O Brusque assegurou sua classificação neste domingo (27). No estádio Augusto Bauer, derrotou o Concórdia por 1 a 0, repetindo o resultado da partida de ida.
Alex Sandro fez o gol da vitória aos 44 minutos do segundo tempo. Foi o décimo dele, confirmando a artilharia do Estadual. Superou Zé Vitor, do Marcílio Dias, que anotou 9 gols. Bruno Mota, do Camboriú, tem 6 gols.
A campanha do Brusque
15 jogos
9 vitórias
5 empates
1 derrota
23 gols marcados
12 gols sofridos
A única derrota do Brusque no campeonato foi na terceira rodada, em 30 de janeiro, 3 a 2 para o Hercílio Luz em Tubarão. Com isso, já são 12 jogos de invencibilidade.
O Camboriú assegurou a vaga no sábado (26). Ganhou por 2 a 0 do Figueirense no estádio das Nações, com gols no segundo tempo, de Wesley aos 8 e Matheus Lagoa aos 39 minutos.
O time já tinha a vantagem de ter empatado na ida, no Orlando Scarpelli, em 1 a 1.
A campanha do Camboriú
15 jogos
8 vitórias
5 empates
2 derrotas
18 gols marcados
10 gols sofridos
Os dois finalistas se enfrentaram na primeira fase do Catarinense. No dia 27 de janeiro, pela segunda rodada, empataram em 0 a 0 no Augusto Bauer.
Campeonato Catarinense - Classificação Final
3 - Concórdia
4 - Figueirense
5 - Hercílio Luz
6 - Chapecoense
7 - Marcílio Dias
8 - Avaí
9 - Joinville
10 - Barra
11 - Próspera
12 - Juventus