Serão conhecidos neste sábado (23) os finalistas da Copa Sul dos Campeões/Taça Uninter. Os jogos de volta das semifinais serão disputados a partir das 15h. No estádio Lauro Koch, em Braço do Norte, o 7 de Setembro recebe a visita do Metropolitano. Em Turvo, no estádio Elizeu Manentti, vão jogar Turvo x Araranguá.
O Metropolitano tem ampla vantagem. Na partida de ida, no último sábado (16) em Nova Veneza goleou o 7 de Setembro por 4 a 1. Poderá, agora, perder por até dois gols de diferença que ainda assim carimba o passaporte para brigar pela taça. O time de Braço do Norte terá que vencer por três gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis.
No outro confronto, clássico da Amesc, o equilíbrio é maior depois do empate em 0 a 0 no jogo de ida, sábado passado, em Araranguá. Novo empate por qualquer placar leva a decisão da vaga para os pênaltis. Quem ganhar nos 90 minutos estará na decisão.
Na história
Dos quatro semifinalistas, o que mais tem experiência de Copa Sul é o Metropolitano. O clube foi três vezes campeão e cinco vezes vice, tendo disputado oito decisões. Os títulos foram conquistados em 2015, 2017 e 2018 e as derrotas nas finais vieram em 2008, 2010, 2014, 2016 e 2019.
O Turvo tem um título: foi campeão em 2009, contra o Caravaggio. Em 2015 perdeu a taça para o Metropolitano. O Araranguá chegou a uma decisão e perdeu: em 2018, para o Metropolitano.
O último campeão da Copa Sul foi o Caravaggio, que venceu o Metropolitano na final em 2019. Hoje, o Caravaggio está profissionalizado e na Série B do Campeonato Catarinense.