Com uma derrota por 2 x 1 contra o São Paulo no Morumbi, o Flamengo sagrou-se campeão brasileiro. Isso porque, no Beira-rio, o Internacional não conseguiu sair do zero contra o Corinthians. Assim, o rubro-negro carioca manteve-se com 71 pontos e colorado gaúcho chegou apenas aos 70.
O jogo no Rio Grande do Sul foi repleto de emoções. O Internacional teve um pênalti revertido pelo Var no primeiro tempo e um gol anulado aos 51 minutos do segundo tempo, que daria o título aos gaúchos. Edenílson completou cruzamento de Cuesta, mas estava à frente da zaga carioca. Impedimento marcado em campo e mantido pelo árbitro de vídeo.
O Internacional mantém o jejum sem títulos brasileiros: o último foi em 1979. Já o Flamengo chega ao bicampeonato seguido e à oitava* conquista do maior torneio nacional de clubes. Este foi o primeiro título da elite nacional de Rogério Ceni, tricampeão brasileiro enquanto jogador, como técnico.
Com a vitória no Morumbi, o São Paulo confirmou a vaga direta na fase de grupos da Libertadores, junto a Atlético Mineiro, Internacional e Flamengo. Fluminense, Grêmio e Santos conseguiram a vaga à pré-Libertadores e o Athletico Paranaense deve herdar a vaga aberta pela Copa do Brasil.
*Levando em conta o Brasileirão de 1987