O Criciúma E.C. vira a chave após uma sequência de jogos pela Série A do Campeonato Catarinense e, nesta quinta-feira (2), estreia na Copa do Brasil, contra o Real Ariquemes. A partida ocorre às 16h30, no horário de Brasília, no município de Ariquemes, em Rondônia.
"A gente trabalhou no domingo, já pensando, justamente, na Copa do Brasil. A viagem nos proporciona uma semana mais curta, em função do deslocamento e da distância. Recuperamos os titulares que jogaram no sábado. Foi uma preparação bem feita, na minha opinião", afirma o técnico do Tigre, Cláudio Tencati.
"Viemos de duas vitórias, mas sabemos da nossa responsabilidade e compromisso lá. Eu vejo que a gente não teve nenhum problema de lesão, além do retorno do Rômulo, que já se integrou ao grupo, então, automaticamente, ganhamos mais uma opção no meio-campo. Isso nos fortalece mais ainda", acrescenta o treinador do Criciúma.
Quanto à formação da equipe para o confronto, segundo Tencati, poucas ou nenhuma mudança deve ser feita na equipe. "A gente está analisando muito os detalhes. Óbvio que não pretendemos mudar muito com relação ao que está sendo feito. É aquela teoria: se está ganhando, não tem porque ficar mexendo demais. Encaixou um padrão, os resultados vieram. Estamos analisando, depende também do gramado e do clima", pontua.
Equipe rondoniense é uma incógnita
O técnico do Tigre não tem certeza sobre o que esperar do adversário. Em outros jogos, segundo Tencati, Real Ariquemes jogou com um comportamento marcado pela defesa e contra-ataque. Já em jogos em casa, a equipe rondoniense foi mais agressiva. “É uma incógnita”, confessa o treinador.
“A gente analisou o adversário em dois jogos anteriores pela Copa Verde. É um comportamento mais de se defender e contra-atacar. Neste último jogo, em casa, pelo campeonato rondoniense, mudou totalmente, foi mais agressivo, marcação alta. Nós vimos uma equipe diferente. Isso nos levantou um alerta”, salienta Tencati.
Apesar da dúvida, os atletas estão preparados para ambas as formas de jogo. O esperado é que os atletas adversários se soltem mais durante o confronto, afinal, Ariquemes está perdendo classificação, já que um empate favorece o time carvoeiro.
“Tenho certeza que o time vai ter um ímpeto a mais do que teve nos jogos da Copa Verde. A gente espera uma equipe que vá tentar propor o jogo, com marcação alta. Acreditamos em uma equipe mais ofensiva diante de nós pelos seus comportamentos”, completou o técnico.
Recado para a torcida
O treinador do Criciúma pede apoio da torcida carvoeira durante esse confronto. Por parte da equipe, o técnico promete que buscarão a classificação com um resultado de vitória. “A mesma dedicação que tivemos fora de casa, a equipe tem feito e dado seu melhor. Em casa, algumas vezes, o resultado não veio”, pontua.
“Nós temos um comportamento excelente, uma regularidade muito boa e é essa confiança que a gente quer que o torcedor tenha. E, se não ocorrer, sabendo que o empate também nos favorece naquela reta final. Que o torcedor acredite, tenha fé e mande energia positiva para nós. Isso é importante neste momento”, conclui o técnico do Tigre.