Fora os trabalhos de contenção, as obras da Serra do Rio do Rastro não possuem um prazo exato para serem finalizadas. O trecho segue sendo trabalhado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura desde julho do ano passado e deve se estender ao longo de todo o segundo semestre.
De acordo com o coordenador regional Sul da Secretaria de Infraestrutura de SC, Gustavo Taufembach, o prazo inicial colocado previa a finalização das contenções em maio deste ano. No entanto, visto que não houve o bloqueio total da Serra do Rio do Rastro, o fim dos trabalhos está previsto para outubro de 2021.
“Está tudo dentro do cronograma, 23 pontos de contenção na Serra, oito já foram praticamente concluídos”, declarou Gustavo.
Além das obras de contenção, há ainda a elaboração de um projeto para recuperação das placas de concreto em específicos pontos da Serra. A expectativa é de que o projeto seja concluído ainda neste semestre e iniciado a partir da segunda metade do ano, mas sem data para ser concluída.
“A Serra do Rio do Rastro é composta por diversas placas de concreto, diferente do pavimento asfáltico. Elas estão sendo mapeadas, identificando os seus defeitos para que estejamos recuperando”, afirmou o coordenador.
As obras de tapa buraco também não têm como terem um prazo final, visto que volta e meia é preciso fazer alguma ação nas vias da Serra do Rio do Rastro. O mesmo vale para o corte de vegetações, segundo Gustavo, que será feito novamente por volta de setembro ou outubro.
Já a iluminação da via, fica a cargo da Prefeitura de Lauro Müller. No entanto, tratativas sobre o tema não avançaram e ainda há alguns pontos de iluminação a serem reparados.