Gestores e professores de diversos municípios estão tendo a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em mais uma atividade da Formação Continuada e Permanente realizada pela Unesc. Entre as cidades participantes desta semana estiveram São João do Sul; Criciúma; Sombrio; Maracajá; Passo de Torres e os municípios de Osório e Dom Pedro de Alcântara, no Rio Grande do Sul.
A atividade, conforme a coordenadora do curso de Pedagogia, Gislene Camargo, faz parte da grade de programação que a Universidade tem com os municípios com o objetivo de qualificar educadores da Rede Municipal de Ensino, o que ganha mais intensificação a cada dia. "As Secretarias de Educação buscam atender as demandas dos professores e nos procuram para que possamos orientar e organizar as formações. Os professores participam efetivamente e temos recebido retornos que nos deixam felizes por atender e superar as expectativas", comentou.
Conforme ela, além das formações, alguns municípios solicitaram a construção ou revisão das diretrizes curriculares, o que demanda um trabalho coletivo e dialógico. "É a Unesc cumprindo com responsabilidade e comprometimento seu projeto de educação, estendendo seus braços para além do campus", destacou Gislene.
O comprometimento das cidades também foi mencionado pela professora do curso de Pedagogia da Unesc, Andréa Rabelo Marcelino. "Para nós é um momento de muita alegria, pois os municípios estão muito engajados e satisfeitos com as atividades realizadas com gestores e professores. Muitos deles almejam fazer a formação no espaço institucional e, além disso, continuar os estudos nos demais cursos ofertados pela instituição", comentou Andréa, acrescentando que nesta semana foram atendidos mais de 1,3 mil professores.
A proposta realizada durante todo o ano com as cidades visa contribuir para a construção da identidade e da unidade das formações oferecidas em diversas áreas para profissionais da educação básica, respeitando as especificidades locais e das áreas do conhecimento.
Entre as temáticas discutidas nesta semana, de acordo com a realidade de cada município, estiveram o Projeto Político e Pedagógico (PPP) como eixo organizador da prática educativa; processos pedagógicos no ensino de arte; um novo olhar sobre a educação especial; organização do ensino na educação infantil: os campos de experiência e a prática pedagógica e a proposta pedagógica de rede; avaliação e encaminhamentos pedagógicos; articulando os campos de experiência ao fazer pedagógico organizando o planejamento dentro da pedagogia de projetos; inteligência emocional; e construção do currículo.
Recentemente a comissão organizadora da Formação Continuada atendeu as secretarias de Educação da região para alinhamento de novas propostas para a construção do Plano Municipal de Educação. O encontro ocorreu na Sala dos Municípios.