A segurança foi reforçada em Forquilhinha com a instalação de quatro câmeras de última geração que permitem a busca por placas de veículos e armazenam as imagens em alta definição durante sete dias. Mais de R$ 100 mil foram investidos pela empresa Teclenet em parceria com o Governo do Município, que cedeu os espaços para a instalação dos equipamentos.
As câmeras estão localizadas em três pontos da área central e uma no pórtico de saída do município, com o link diretamente interligado com a polícia. “As imagens impressionam pela qualidade e nitidez, o que facilita o nosso trabalho quando precisamos investigar algo dentro do perímetro de abrangência. A tecnologia sempre foi nossa aliada, por isso desejamos que mais iniciativas como esta aconteçam”, conta a policial civil, Leonara Campos Jardim.
Na avaliação do prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, a presença das câmeras contribui para diminuir a criminalidade. “É mais difícil ficar impune quando há provas contra quem cometeu uma infração. Parabenizo a iniciativa privada por este investimento que beneficia toda a população”, disse.
A sensação de fortalecimento da segurança também abrange os comerciantes. “Muitos lojistas têm câmeras em suas lojas, mas precisávamos de vigilância também nas ruas. Quanto mais câmeras na cidade, melhor”, comentou o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Dani Cesar Warmiling.
Mais câmeras devem ser instaladas
Com o impacto positivo das primeiras câmeras instaladas, outros pontos de Forquilhinha devem ganhar monitoramento de alta definição. “Pretendemos espalhar mais 20 câmeras pela cidade, com a tecnologia selfcam, para colocar à disposição das Polícias Militar e Civil”, destaca o diretor da Teclenet, Carlos Kruger, idealizador do projeto.
A tecnologia utilizada pelas câmeras é semelhante as disponíveis nas cidades de Xangai, Seul e Dubai. “Estive nestas cidades analisando como elas tratam a questão da segurança e encontrei esta ferramenta que fortalece a vigilância eletrônica, além de ser uma grande aliada da segurança pública. Como temos base em Forquilhinha, começamos em caráter experimental para posteriormente fornecer o serviço a todos os interessados”, relata Kruger.
Acesso remoto e histórico de gravação
As câmeras (selfcams) instaladas pela Teclenet podem ser acessadas pelos usuários cadastrados com um login e senha em qualquer lugar do mundo, seja pelo computador ou celular. Todas as imagens são armazenadas pelo servidor que disponibiliza o histórico de até sete dias em alta definição.
“O mesmo modelo que disponibilizamos em Forquilhinha, pode ser instalado nas cidades vizinhas e em condomínios privados. O cliente paga uma assinatura mensal pelo pacote de serviços que traz segurança e praticidade”, declara Kruger.