Trabalhando para tornar a cidade mais alemã do Sul catarinense turística, a Prefeitura de Forquilhinha investiu R$ 45 milhões em infraestrutura para revitalizar a área central do município. A Praça dos Imigrantes Alemães, a Avenida 25 de Julho e o Caminho Turístico são os pontos principais desta entrega. No próximo dia 11 de dezembro, juntamente ao lançamento da Noite de Luzes, será inaugurada oficialmente a praça.
Confira o projeto da revitalização:
[a matéria continua após o vídeo]
“As obras estão em pleno andamento. Eu inauguro a Praça dos Imigrantes Alemães toda revitalizada e reformulada, muito bonita, no dia 11”, ressalta o prefeito, José Cláudio Gonçalvez, o Neguinho. “Forquilhinha será uma das cidades mais bonitas do Brasil”, anuncia.
Já a avenida e o centro turístico devem ser entregues, segundo o prefeito, até a metade de 2023. Uma parte do investimento das obras foi recebido do Governo de Santa Catarina, o restante é de emendas próprias do município. “Investimento corajoso que nós estamos pagando em dia. E assim que a obra estiver pronta, sem financiamento, nós vamos entregar para a comunidade”, disse, Neguinho, orgulhoso.
Avenida 25 de Julho será foco do turismo no Centro
O projeto de revitalização da Avenida 25 de Julho tem início no Corpo de Bombeiros do município e vai até a Saint Bier, uma das maiores atrações gastronômicas do Sul Catarinense, com ciclovia, pista de caminhada, calçada padronizada, calçadão, parques e praças. Atravessando a ponte de pedestres da rua, a população terá acesso a uma área gastronômica que está sendo construída no lugar da antiga pista de skate de Forquilhinha.
“A obra está ficando muito bonita, está sendo reconhecida e também é um atrativo para que nós possamos trazer para cá um café colonial, restaurantes, hotéis, pousadas, para fomentar o turismo e, de uma forma limpa e sustentável, trazermos mais emprego e renda para Forquilhinha”, salienta Neguinho.
Rodovia Gabriel Arns deve abrigar casas culturais
Segundo o prefeito, será construído um caminho turístico juntamente com a revitalização. A criação da rota turística começa na rua Gabriel Arns, cruza a passarela das origens até o Parque Ecológico. O caminho contará com uma passarela de 2,5 metros com ciclovia, pista de caminhada, decoração e iluminação, com quiosques para venda de livros, artesanato e gastronomia.