O STU National se despediu de Criciúma em um dia de competições emocionantes em todas as modalidades e gêneros. Com quase 10 horas de duração, neste domingo (20) todos os campeões foram definidos, no skate street e park (ambos masculino e feminino) e também no paraskate street.
Marcado para iniciar às 11h, com a final do Park Masculino, o evento precisou adiantar seu início, por conta do adiamento provocado pelas chuvas nesse sábado (19). Com isso, a partir das 9h30, as mulheres do park droparam na pista para buscar a vaga na final da modalidade.
"Quero parabenizar a prefeitura por continuar dando esse impulso no esporte, e Criciúma não merece perder esse evento, então no que depender de mim certamente teremos sempre o STU por aqui", comenta o vice-prefeito de Criciúma, Salésio Lima, em entrevista ao repórter Enio Biz, do Portal 4oito. Enquanto deputado, foi Salésio quem criou a emenda para a criação da pista no município.
Para evitar problemas como os de ontem, que causaram o adiamento das provas, o governo estuda a possibilidade de cobrir a pista. "Ontem a gente conversou sobre isso, mas é uma coisa a longo prazo. A gente tem outras missões ainda para fazer, algumas intervenções na pista", afirma o organizador do evento em Criciúma, Mark Puls, para Enio. "E hoje, domingo de Páscoa, não podia ser melhor, um solzão abriu", celebra Puls.
"A nossa pista aqui é referência para o país inteiro. Skatistas de todo o país vêm para cá para conhecer essa pista. Eu acho que é importante preservar isso. Cada vez mais que a gente possa divulgar a nossa cidade também através do esporte é fundamental", diz a vereadora Giovana Mondardo.
Confira como ficou cada etapa
Park Masculino - final
O catarinense Pedro Carvalho foi o campeão do Park Masculino no circuito do STU National realizado em Criciúma, neste domingo (20). O skatista, natural de Florianópolis, conquistou o título da etapa com uma incrível nota 95.05, na pista do Parque da Prefeitura.
A final foi disputada até o fim, com o título sendo definido apenas na última volta."Foi incrível, eu tinha acertado duas voltas boas, mas eu sabia que tinha mais para colocar e foi incrível poder voltar ali na última volta, tirar as últimas forças e acertar a volta que realmente estava sonhando e mandando durante esse campeonato", celebra Pedro Carvalho, para o repórter Enio Biz, do Portal 4oito.
O nível da fase decisiva chamou bastante atenção do grande público que estava no local. Em segundo lugar, o também catarinense Kalani Konig, conquistou também esteve no "9 Club", com um 94,51. "Não tenho nem palavras pra descrever como foi essa final. Tô muito feliz que um amigo meu, um dos melhores amigos meus ganhou, que é o Pedro Carvalho, com uma volta inédita na última tentativa ainda. Tô muito feliz por ele e é isso", conta Kalani ao repórter.
Outra figura que fechou o pódio foi Rafael Tomé, com 89,56 de nota, que mesmo sendo o único não catarinense na disputa, chamou o público pra si, vestindo a camisa do Criciúma. "Eu quis fazer uma homenagem pra Criciúma, que é uma cidade que eu gosto muito. Já fui campeão brasileiro amador aqui uma vez, tenho muito carinho pela cidade, gosto de muitas pessoas que são daqui e tenho muito carinho", revela.
Veja a classificação completa:
1º – Pedro Carvalho – 95,05
2º – Kalani Konig – 94,51
3º – Rafael Tomé – 89,56
4º – Nicolas Falcão – 89,00
5º – Ian Poleto – 87,67
6º – Gustavo Picaski – 87,00

Paraskate
No Paraskate Street, mais um título para Felipe Nunes. Referência mundial no esporte, ele não ficou nem 24h na cidade catarinense para se sagrar campeão. Isso porque ele chegou dos Estados Unidos pela manhã, pousando em Florianópolis e pegando um carro até Criciúma. Depois de subir ao pódio com a maior nota da final, um 94,77, ele já rumou para Curitiba, sua cidade natal. Tudo para prestigiar mais uma vez um evento do STU, assim como fizera no STU Pro Tour no mês passado.
O atual campeão do STU na modalidade, Ítalo Romano, contou que teve uma performance abaixo do seu esperado por conta do nervosismo de carregar o "cinturão" do paraskate. "Mas estou bem feliz, por estar no meio dessa garotada toda. Fomos pioneiros da modalidade, estou na modalidade desde 2001 e estou competindo com eles e estou desfrutando o pódio. Às vezes não o pódio, para mim já é gratificante e saber que estou fazendo um ótimo trabalho e que essa garotada está vindo aí representando", diz, ao repórter Davi Brabos, do Portal 4oito.
Veja a classificação final:
Felipe Nunes (94,77)
Tony Alves (88,72)
David Soares (81,00)
Kaue Augusto (78,93)
Renato Miguel (75,37)
Ítalo Romano (72,55)
Daniel Amorinha (65,89)
Leo Almeida (44,82)

Street Feminino - final
O título da etapa do Street feminino foi conquistado pela baiana Maria Almeida, de apenas 17 anos. Este foi apenas o seu segundo título na carreira. A conquista serviu como uma espécie de livramento para Maria, que completa 18 anos daqui 10 dias, e não irá mais ser obrigada a competir de capacete, de uso obrigatório para atletas com menos de 18 anos.
A skatista só tinha sido campeã de uma etapa do STU em Porto Seguro, no ano passado, praticamente em casa. Neste domingo, ela figurava em segundo, atrás de Duda Ribeiro, até a última rodada das três voltas a que cada finalista tinha direito. No fim, a nota 86,86, somadas volta e Bomb Trick, a manobra extra ao fim de cada linha.
"É muito bom começar o circuito brasileiro já com um resultado tão bom. Vai me dar mais confiança para as próximas etapas. E um pouco de tranquilidade também, porque sou uma pessoa muito agitada. Como disse ontem, venho trabalhando esse meu nervosismo, andando feliz, com sorriso no rosto, ouvindo minha música e bem mais concentrada. Espero continuar assim", disse Maria, já confirmando presença na próxima etapa, em Florianópolis, em maio.
Veja a classificação final:
1ª – Maria Almeida – 86,86
2ª – Duda Ribeiro – 86,08
3ª – Isabelly Ávila – 78,82
4ª – Gabi Mazetto – 75,66
5ª – Carla Karolina – 62,84
6ª – Pamela Rosa – 55,15
Colaboração: Erich Onida/Assessoria STU

Park feminino - final
O título do park feminino permaneceu nas mãos da catarinense Isadora Pacheco, campeã da última temporada da competição. A skatista esteve em todas as edições do STU em Criciúma, mas apesar de ter ficado entre as três primeiras em todos os anos, esta foi a primeira vez que a florianopolitana conquistou o título no Sul de SC.
A conquista de Isa veio em uma final repleta de emoção, com a definição da primeira colocação sendo na última volta, dentre todos os 40 minutos corridos de apresentação. Ela estava atrás da paulista Fernanda Tonissi, que tinha 85,24 de nota, mas garantiu a conquista depois de atingir 86,83 no último drop na pista. [Veja a apresentação abaixo]
"Tá caindo a ficha agora. Eu tô muito emocionada que eu tive que confiar 100% em mim, eu dei uma volta que eu não tinha planejado, uma manobra que eu não tinha acertado ainda, e isso foi um teste ali do meu psicológico total, e eu tô muito, muito, muito feliz", conta a campeã, para o Portal 4oito. Ela ainda revela que decidiu ir para o tudo ou nada, por conta do altíssimo nível da prova. "Eu senti que se eu desse uma volta talvez eu não conseguiria a primeira colocação, e aí eu fui pro tudo ou nada e acabou que deu certo", acrescenta.
Quem também se emocionou com o pódio foi a pequena Helena Laurino, de apenas 13 anos, que ficou em 3°, com um 83 cravado como nota. "Era meu sonho. Eu competi numa competição brasileira muito forte e eu fico muito feliz de ter ficado no pódio esse ano. Ano passado eu consegui ficar em primeiro em São Paulo, na minha casa, então eu tô muito feliz", destaca.
Veja a classificação final:
1ª – Isadora Pacheco – 86,83
2ª – Fernanda Tonissi – 85,24
3ª – Helena Laurino – 83,00
4ª – Sofia Godoy – 81,99
5ª – Lua Vicente – 76,73
6ª – Marina Lima – 74,83

Street Masculino - final
Para finalizar o evento com chave de ouro, os homens voltaram para a pista, desta vez para a etapa street, e o título caiu novamente nas mãos de Ivan Monteiro, campeão da temporada 2024 do STU.
A conquista viria logo com a nota de sua primeira das três volta, quando foi o único finalista a chegar ao "9 Club". Em uma linha de execução perfeita, Monteiro atingiu incríveis 92,59 de nota, e não foi ultrapassado por nenhum dos outros cinco finalistas. Esta é a primeira vitória do skatista em Criciúma.
"Estive aqui em 2023 e não cheguei à final. Aquilo mexeu muito comigo, fiquei pra baixo, sabia que podia ter feito muito melhor. Voltei a Criciúma no ano passado e terminei em segundo. Agora, posso dizer que me preparei ainda mais para conquistar esse título. Muito feliz de poder começar o STU National com o pé direito", comemorou Ivan, que andou com um shape personalizado, com uma imagem estilizada do Cristo Redentor.
Ao lado de Ivan Monteiro no pódio, ficaram o paulista Gabryel Aguilar (confira a volta dos 89,39 abaixo), e o gaúcho João Lucas Alves, que teve 83,81.
Veja também o momento da definição do título de Ivan Monteiro e, em seguida, sua última volta, já como campeão da etapa.
Veja a classificação final:
1º – Ivan Monteiro – 92,59
2º – Gabryel Aguilar – 89,39
3º – João Lucas Alves – 83,81
4º – Marcelo Batista – 80,37
5º – Sebastian Simonetto – 76,12
6º – Ismael Henrique – 44,45