Cada camisa do Criciúma tem suas histórias e, muitas delas, até hoje não têm paralelo no futebol catarinense. O Nações Shopping juntou todas as camisas e todas as histórias em uma exposição inaugurada na noite desta quarta-feira (21).
A iniciativa foi possível graças à parceria com o colecionador Fernando Geremias, proprietário dos mantos. "Teremos em exposição faixas, flâmulas, medalhas e outras 100 camisas apenas na noite de quarta-feira. A ideia é mostrar desde a transição do nome e da mudança das cores até as belas camisas dos anos 80, 90 e de todos os anos até chegarmos nos dias atuais", explica Geremias.
O shopping já tinha uma exposição de camisas do Criciúma. Na noite dessa quarta-feira, o acesso a elas foi liberado ao público. Álbuns, faixas, medalhas, camisas de clubes históricos da cidade, como o Próspera, Atlético Operário e Metropol também estiveram na exposição. Juntos, todos os itens percorrem o conjunto de fatos que deram origem ao Criciúma. “Se tem apenas as camisas e não tem a história, então é apenas um acumulador, e não um colecionador”, diz Geremias.
Para o superintendente do Nações Shopping, Mário Soratto Gaidzinski, a vestimenta é uma das formas de retratar as conquistas do Criciúma, como o título da Copa do Brasil em 1991 e outras conquistas nacionais. "A história do clube passa pelas camisas vestidas por seus jogadores e torcedores ao longo destes anos. Estamos comprometidos com os valores e as paixões da cidade. O Nações Shopping é um ponto de encontro para a comunidade torcedora, e se consolida a cada dia como um espaço cultural e social de nossa cidade", afirma Gaidzinski.
Após a inauguração, 25 camisetas seguem na exposição. O shopping fica aberto das 10h às 22h.